Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Evelcy Monteiro, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Luciana Carolina Cleto dept_BR
dc.contributor.otherTrojan, Rose Meri, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-19T18:29:19Z
dc.date.available2022-10-19T18:29:19Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36192
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Evelcy Monteiro Machadopt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Profª Drª Rose Mery Trojanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A carreira do educador social vem se destacando nos últimos anos para atender as demandas sociais e humanísticas da sociedade atual. Apesar da relevância de suas contribuições, ela encontra-se em processo de regulamentação e não há uma normatização que oriente sobre suas atribuições e formação mínima. Diante disso, a presente dissertação trata de um estudo sobre o educador social, nos aspectos de sua formação e condições de trabalho. Para o levantamento de dados, utilizaram-se as informações disponibilizadas em editais de concursos públicos municipais, realizados na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), entre os anos de 2007 e 2013. Propõe-se uma discussão a respeito do contexto em que se insere o educador social, conforme as exigências dos editais, relacionando-os aos fundamentos teóricos da Pedagogia Social e estabelecendo uma relação dialética com o contexto da atuação do educador social no estado do Paraná. A pesquisa apoia-se em Machado (2011a, 2011b, 2002, 2012), Silva et al (org.) (2011a, 2011b, 2011c), Caride (2004), Gohn (1999, 2000, 2010), Caliman (2010), Souza Neto(2011), Quintana (1997), dentre outros. Considera-se emergente a discussão e a análise sobre a formação e o trabalho do educador social. A presente pesquisa parte da questão norteadora sobre que educador social é solicitado para atuar no serviço público municipal, conforme editais de concursos. Ela possui como objetivo geral analisar a formação e o trabalho do educador social, tendo como referência teórica a Pedagogia Social. Os objetivos específicos são: analisar o espaço do educador social nas políticas socioeducativas do Brasil após a promulgação da Constituição de 1988; examinar as bases teóricas que fundamentam a formação e o trabalho do educador social; analisar a formação e o trabalho do educador social solicitados nos editais de concurso municipais da Região Metropolitana de Curitiba, no período 2007 a 2013. O trabalho metodológico orienta-se pelo enfoque qualitativo-descritivo e interpretativo, o qual descreve as características do objeto de pesquisa, utilizando-se de análise documental e de estudo bibliográfico para fundamentação da análise dos dados. A apresentação dos dados foi dividida em duas categorias: formação, que compreende a formação inicial exigida pelos editais, os conhecimentos gerais e específicos exigidos para a realização da prova objetiva e algumas habilidades específicas que se encontram descritas nos editais enquanto pré-requisitos; trabalho, que abrange salário inicial, vínculo empregatício, carga horária de trabalho e atribuições do cargo. Apontam-se fragilidades, como a falta de diretrizes nacionais, repercutindo nos municípios que, enquanto gestores de políticas sociais, realizam a seleção de educadores sociais. A presente dissertação pretende contribuir na discussão sobre a regulamentação da profissão de educador social no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Social Educator career has been highlighted in recent years to meet the social and humanistic demands of nowadays society. Despite of the relevance of its contributions, that professional career is in the regulatory process and there is no regulation which guides it about its benefits and minimal training. This thesis is a study of the social educator, in aspects of their training and working conditions. For data collection we used the information available on edicts of municipal public contest. It was conducted in the Metropolitan Region of Curitiba (RMC), from 2007 to 2013. We propose a discussion about the context in which the social educator is, according to the requirements established by contests’ edicts. The edicts are related to the theoretical Social Pedagogy foundations. We also try to establish a dialectical relationship with the context of social educator performance in the state of Paraná. This research is supported by Machado (2011a, 2011b, 2002, 2012), Silva et al (ed.) (2011a, 2011b, 2011c), Caride (2004), Gohn (1999, 2000, 2010), Caliman (2010) Souza Neto (2011), Quintana (1997), among others theorist. It's urgent that we discuss and analyze the social educator's formation and work. The current research is guided by a leading question which concerns about what kind of social educator is required to act in the municipal public service according to the municipal public contest. The general research goal is to analyze the social educator's formation and work using theoretical Social Pedagogy as reference. The specific objectives are to analyze the space of social educator in social and educational policies in Brazil after the promulgation of the Federal Constitution of 1988; examine the theoretical bases that underlie the social educator's formation and work; analyze the social educator's formation and work which are required in the submission for municipal contest of the Metropolitan Region of Curitiba from 2007 to 2013. The methodological work is guided by qualitative, descriptive and interpretive approach and it describes the characteristics of the research object which uses documental analysis and bibliographical study to supply the data analysis. The data presentation was divided into two categories: training that comprises the initial training required by the edicts, general and specific knowledge required to carry out the objective test and some specific skills which are described in the submission as pre-requirement ; work that encompasses starting salary, employment link, worked hours and specific duties related to position. Some weaknesses are described, such as the lack of national guidelines which echoes on municipalities that, as managers of social policies, perform the selection of educators. This thesis aims to contribute to the debate involving the regulation of social educator profession in Brazil.pt_BR
dc.format.extent153f. : il. algumas color., tabs., grafs., maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducadores - Formaçãopt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFormação e trabalho do educador social : estudo dos editais de concurso público na região metropolitana de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples