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dc.contributor.advisorFrighetto, Renan, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorMartinez, Diego Schneiderpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T20:52:27Z
dc.date.available2020-05-28T20:52:27Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35798
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Renan Frighettopt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 28/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho é uma análise da Historia Adversus Paganos escrita pelo presbítero hispano Orósio, que viveu a princípios do século V, a partir do ponto de vista da História da Historiografia. Buscamos, como o objetivo principal do trabalho, entender como a Teoria dos Quatro Impérios influenciou a visão de mundo de tal historiador. Utilizamos em nossa análise a definição de Antiguidade Tardia proposta por Renan Frighetto de que este período é marcado pela reformulação e pela readequação de conceitos ligados à Antiguidade Clássica a uma nova realidade bastante diferenciada, através da interação entre culturas. No primeiro capítulo exploramos o contexto em que viveu o autor da obra, sua trajetória e as leituras modernas dela. No segundo capítulo discutimos a noção de historiografia na Antiguidade, buscando localizar a obra de Orósio no interior desta tradição, comparando-a tanto com obras pagãs quanto cristãs. Finalmente no terceiro capítulo traçamos uma trajetória da Teoria dos Quatro Impérios citando alguns autores que a utilizaram, centralizando nossa discussão no Livro de Daniel e na interpretação deste feita por Jerônimo. Ao contrastar a obra de Orósio com esta tradição percebemos que este é um dos aspectos mais inovadores da História Adversus Paganos. No esquema orosiano a geografia suplanta a cronologia, de maneira que os impérios não se sucedem linearmente, mas ocupam espaços relacionados aos pontos cardeais. Somente os impérios do oriente, a Babilônia, e do Ocidente, Roma, são considerados de fato universais enquanto os intermediários do sul e do norte, Cartago e Macedônia, são secundários. A partir da comparação apresentada por Orósio entre Babilônia e Roma, afirmamos que o presbítero acreditava que o império do ocidente viveria tempo semelhante ao império do oriente, e portanto sobreviveria ainda por mais algum tempo antes de desaparecer. Acreditamos que este fato influência a visão positiva apresentada por Orósio de seu presente, enquanto tanto muitos de seus contemporâneos e quanto a historiografia moderna tendiam a ver como um período de decadência.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work is an analysis of the Historia Adversus Paganos, written by the Hispanic presbyter Orosius, who lived in the early fifth century, coming from a History of Historiography point of view. The major objective of the work is to understand how the Four Empire's Theory influenced the manner this historian sees his times. In our analysis we use the definition of Late Antiquity proposed by Renan Frighetto, who defends that this period is marked by the reformulation of concepts from Classical Antiquity to a new reality by cultural interactions. In the first chapter, we explore the living context of Orosius, his trajectory and some modern interpretation of his work. In the second, the discussion turns to the notion of historiography in Antiquity, seeking to localize Orosius' work in its tradition, comparing Orosius' work with the pagan and Christian historiographical traditions. In the final chapter we discuss the many Four Empire Theories known to us, focalizing the biblical Book of Daniel and its interpretation by Hieronymus. By comparing this tradition with Orosius' work we noticed that his use of the Theory is one of the most original topics in the Historia Adversus Paganos. In the orosian scheme, geography supplants chronology - the empires are organized according to the cardinal points and do not ensue each other linearly. Only the Eastern and Western empires - Babylon and Rome - are in fact universal, while the Southern and the Northern - Carthage and Macedon - are secondary. By comparing Babylon and Rome, we noticed that the presbyter probably believed that the Western empire would live on for approximately the same time that the Eastern empire, so it would have some time before its disappearance. We believe that this determines the optimistic view of his present, while many of his contemporaries and the modern historiography have the tendency to see this as a time of decadence.pt_BR
dc.format.extent98f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectHistoria universalpt_BR
dc.subjectHistoria universal - Obras anteriores a 1800pt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleUma releitura cristã da história : a História Adversus Paganos de Orósio e a teoria de quatro impériospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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