dc.contributor.author | Peters, Ana Paula, 1993- | pt_BR |
dc.contributor.other | Pereira, Magnus Roberto de Mello, 1953- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T17:37:03Z | |
dc.date.available | 2022-07-06T17:37:03Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33780 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Magnus Roberto de Mello Pereira | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 20/09/2013 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia f: 174-182 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O entremez, uma forma teatral cômica, é uma fonte possível para acompanharmos alguns aspectos e transformações da sociedade portuguesa do século XVIII, olhando para seus costumes, o cotidiano da vida familiar e principalmente, para a maneira como foi construída algumas ideias sobre o casamento. As reações ao tradicionalismo, a educação feminina, ao papel social da mulher nesta cultura, seu relacionamento com os homens, seja o pai ou amante/futuro marido, com a mãe, com as modas e mesmo as suas possibilidade de se divertir nesta sociedade são alguns dos temas a serem analisados. Também foram encontradas criticas às práticas sociais da sociedade de corte, como os dirigidos às relações afetivas, principalmente à contestação da prática do casamento arranjado e a sátira aos costumes da nobreza. O entremez é estruturado de acordo com os elementos básicos do texto teatral cômico, apresentando intrigas e linguagem peculiares, que tem como objetivo a rápida identificação dos personagens recorrentes com as situações cotidianas, um dos motivos para a sua grande aceitação e divulgação no período estudado. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The "entremez" (interlude), a comical theatrical form, is a possible source to accompany some aspects and transformations of Portuguese society of the eighteenth century, looking at their customs, the daily family life and especially to the way it was built some ideas about marriage. Reactions to traditionalism, female education, the social role of women in this culture, their relationship with men, either the father or lover/future husband, with her mother, with the fashions and even their ability to have fun in this society are some of the topics to be analyzed. Also found were critical to the social practices of court society, such as those directed at personal relationships, especially the challenge to the practice of arranged marriage and satire to the customs of the nobility. The "entremez" (interlude) is structured according to the basic elements of theatrical text comic featuring intrigue and peculiar language, which aims at the rapid identification of recurring characters in everyday situations, one of the reasons for its wide acceptance and dissemination in the period studied. | pt_BR |
dc.format.extent | 182 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | "Nasce toda creatura com sua ventura" : o casamento como mote de entremezes para representar a sociedade portuguesa do Século XVIII | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |