Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorKatahira, Bárbara Yuri, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-08-19T11:48:21Z
dc.date.available2022-08-19T11:48:21Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30461
dc.descriptionOrientador: Odisséa Boaventura Oliveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A proposta desta pesquisa é verificar a possibilidade de desenvolver uma atividade que promova a interface entre o ensino de Ciências e as atividades culturais com crianças das séries iniciais de ensino. Este trabalho entende por "atividades culturais" o teatro, a música, a dança e a literatura, por exemplo, ou seja, atividades do âmbito das artes. Como parte dos objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em periódicos da área a fim de observar com que freqüência e como têm sido realizadas as pesquisas com esta mesma temática. Por meio de um estudo de natureza empírica, foi desenvolvida uma atividade em que não houvesse a sobreposição da Ciência sobre as atividades culturais e vice-versa. A metodologia consistia na leitura do livro "A primavera da lagarta" de Ruth Rocha, contada através da "contação de histórias" e o uso de bonecos, a discussão acerca do livro e de conceitos científicos referentes às etapas de desenvolvimento das borboletas e a improvisação teatral. Tomando como base referenciais teóricos da Análise de Discurso francesa, da Psicologia, do ensino de Ciências e do conceito de Cultura, foi verificada a atribuição de sentidos dos sujeitos da pesquisa e desta forma, observar se há ou não contribuições a partir da interface citada. Toda a atividade foi registrada por meio de filmagem após adquirir autorização prévia, e transcrita para ser analisada à luz dos referenciais. Os dados obtidos demonstram ser possível promover a interface proposta e também as contribuições em relação às atividades culturais, ao ensino de Ciências e para os sujeitos envolvidos na pesquisa: as crianças e o professor.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleAtividades culturais no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples