dc.contributor.advisor | Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.author | Katahira, Bárbara Yuri, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-19T11:48:21Z | |
dc.date.available | 2022-08-19T11:48:21Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/30461 | |
dc.description | Orientador: Odisséa Boaventura Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A proposta desta pesquisa é verificar a possibilidade de desenvolver uma atividade que promova a interface entre o ensino de Ciências e as atividades culturais com crianças das séries iniciais de ensino. Este trabalho entende por "atividades culturais" o teatro, a música, a dança e a literatura, por exemplo, ou seja, atividades do âmbito das artes. Como parte dos objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em periódicos da área a fim de observar com que freqüência e como têm sido realizadas as pesquisas com esta mesma temática. Por meio de um estudo de natureza empírica, foi desenvolvida uma atividade em que não houvesse a sobreposição da Ciência sobre as atividades culturais e vice-versa. A metodologia consistia na leitura do livro "A primavera da lagarta" de Ruth Rocha, contada através da "contação de histórias" e o uso de bonecos, a discussão acerca do livro e de conceitos científicos referentes às etapas de desenvolvimento das borboletas e a improvisação teatral. Tomando como base referenciais teóricos da Análise de Discurso francesa, da Psicologia, do ensino de Ciências e do conceito de Cultura, foi verificada a atribuição de sentidos dos sujeitos da pesquisa e desta forma, observar se há ou não contribuições a partir da interface citada. Toda a atividade foi registrada por meio de filmagem após adquirir autorização prévia, e transcrita para ser analisada à luz dos referenciais. Os dados obtidos demonstram ser possível promover a interface proposta e também as contribuições em relação às atividades culturais, ao ensino de Ciências e para os sujeitos envolvidos na pesquisa: as crianças e o professor. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.title | Atividades culturais no ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |