Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Clovis Luiz Machado dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorAndrade Júnior, Alexandre Leite dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T19:58:28Z
dc.date.available2022-12-15T19:58:28Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30061
dc.descriptionOrientador : Clóvis L. Machado-da-Silvapt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Estratégia e organizaçoespt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo objetivou verificar a influência do contexto ambiental de referência das empresas madeireiras do Estado do Paraná e suas conseqüentes pressões competitivas na direção da adoção e implementação de práticas de responsabilidade social. A partir de análises - documental e de conteúdo - realizadas em dados secundários, partiu-se para a construção do instrumento de coleta de dados primários - questionário estruturado - aplicado aos dirigentes de nível estratégico das empresas objeto de estudo. Os referidos questionários, foram enviados a todas as empresas madeireiras, identificadas dentro dos critérios de classificação estabelecidos no estudo, e a amostragem foi composta pelas empresas que espontaneamente aderiram à pesquisa. A partir do tratamento estatístico destes questionários, foram identificados agrupamentos de empresas (clusters) em função do contexto de referência (regional, nacional e internacional), maximizando similaridades entre as empresas pertencentes aos grupos identificados, para posterior análise das pressões competitivas (concorrenciais e institucionais) na direção da adoção (simbólica e instrumental) e da implementação (decoupled, loosely coupled e tightly coupled) de práticas de responsabilidade social (econômica, legal, ética e filantrópica). Para melhor caracterização dos grupos, foi aplicada a técnica estatística de análise discriminante, que favoreceu na determinação da importância relativa de cada critério utilizado na segmentação dos três grupos identificados. Desta forma, foi possível analisar suas particularidades, e assim explicar as variações de comportamento quanto a temática abordada. Os resultados encontrados sugerem que o contexto de referência, e por conseguinte suas pressões competitivas, determinam a medida e o tipo de prática de responsabilidade social adotada. O setor em análise é fortemente influenciado por suas demandas competitivas concorrenciais, em virtude, sobretudo, de sua origem. Isto explica o fato de grande parte das empresas pesquisadas nortearem suas ações por estas demandas contextuais. Já as pressões competitivas institucionais, são prementes apenas nas empresas que possuem contexto de referência nacional, mas que estão buscando inserção no mercado internacional, e para tal, necessitam de adequação aos padrões de conduta institucionalizados neste ambiente de atuação. Uma vez que estas empresas se inserem no mercado internacional, tornam a sofrer maior intensidade das pressões competitivas concorrenciais. De uma forma geral, as empresas não demonstram comportamento socialmente responsável segundo o quadro teórico utilizado. Palavras-chaves: responsabilidade social, pressões competitivas concorrenciais e institucionais, contexto de referência.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present paper aimed to verify the reference's environmental context's influence of the wood industry of Paraná State and their consequent environmental pressures towards adoption and implementation of social responsibility practices. From the secondary data's analyses - documental and content analysis - the study focused in the construction of the instrument of collection of primary data - structured questionnaire -applied to the managers of the strategic level, of the organizations studied. The referred questionnaires were sent to the totality of the wood industry companies identified, within the classification criteria established on this study. The sampling was composed by the organizations which spontaneously answered the research. Based on statistical procedures on the questionnaires applied it has been identified organizational clusters according to the reference context (local, national, international), maximizing the similarity between the companies within the identified groups. Aiming to a further competitive pressure's (competitive and institutional) analysis towards adoption (symbolic and instrumental) and implementation (decoupled, loosely coupled and tightly coupled) of social responsibility practices (economic, legal, ethical and philanthropic). For an optimized group characterization, the discriminatory analyze technique has been applied, which has favored the determination of the relative importance of each used criterion on the segmentation of the three identified groups. By this it was possible to analyze their particularities and therefore explain the behavior related variations about the approached theme. The results of this study suggest that the reference context, and consequently their competitive pressures, determine the measure and the type of practice of adopted social responsibility. The analyzed sector is strongly influenced by their competitive demands due, mostly, to its origin. Which explains the fact of most of the researched organizations orientate their actions by this contextual demands. Meanwhile the institutional pressures are pressing only in the companies which possess a national reference context but are aiming to enter the international market, and for that they need to adapt themselves to the conduct patterns institutionalized in this environment. Once this organizations find themselves inserted in the international market they suffer again a major pressure of the competitive demands. In general the companies do not demonstrate a social behavior according the theoretical frame utilized in this research. Key words: social responsibility, competitive and institutional pressures, reference context.pt_BR
dc.format.extent195f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectIndústria madeireirapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleResponsabilidade social em empresas do setor madeireiro paranaense : uma abordagem institucionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples