Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKuss, Fabiano Sardenbergpt_BR
dc.contributor.otherDirene, Alexandre Ibrahimpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-12T07:20:21Z
dc.date.available2011-12-12T07:20:21Z
dc.date.issued2011-12-12
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/26400
dc.description.abstractResumo: Nesta dissertação são descritos os aspectos envolvidos com a definição de atores e seus papéis em um ambiente virtual de aprendizagem, ensino e prática de jogos intelectivos. A resenha literária ressalta a lacuna que existe nos campos correlatos de pesquisa em Informática na Educação sobre conceitos arquiteturais e arcabouços aplicáveis em escala ampliada de usuários. O texto também apresenta uma ontologia de caráter genérico que se presta á definição de atores e seus papéis em um ambiente virtual que promove a alternância entre momentos de competição e colaboração. Uma instanciação do arcabouço chamada Xadrez Livre foi configurada para o xadrez, cuja implementação faz uso do protocolo XMPP para viabilizar a complexa constituição de comunicação dos dados relativos ás permissões que cada ator necessita para desempenhar seu papel. Um breve histórico de aplicação dessas ferramentas é delineado no contexto de um projeto de apoio computacional ao ensino de xadrez em escolas públicas estaduais onde milhares de usuários aprendem, ensinam e praticam o jogo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectInteligencia artificial - Aplicações educacionaispt_BR
dc.subjectXadrez - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.titleDefinição de atores e seus papéis em um ambiente virtual para aprendizagem e prática do xadrez escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples