dc.contributor.author | Kuss, Fabiano Sardenberg | pt_BR |
dc.contributor.other | Direne, Alexandre Ibrahim | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-12T07:20:21Z | |
dc.date.available | 2011-12-12T07:20:21Z | |
dc.date.issued | 2011-12-12 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/26400 | |
dc.description.abstract | Resumo: Nesta dissertação são descritos os aspectos envolvidos com a definição de atores e seus papéis em um ambiente virtual de aprendizagem, ensino e prática de jogos intelectivos. A resenha literária ressalta a lacuna que existe nos campos correlatos de pesquisa em Informática na Educação sobre conceitos arquiteturais e arcabouços aplicáveis em escala ampliada de usuários. O texto também apresenta uma ontologia de caráter genérico que se presta á definição de atores e seus papéis em um ambiente virtual que promove a alternância entre momentos de competição e colaboração. Uma instanciação do arcabouço chamada Xadrez Livre foi configurada para o xadrez, cuja implementação faz uso do protocolo XMPP para viabilizar a complexa constituição de comunicação dos dados relativos ás permissões que cada ator necessita para desempenhar seu papel. Um breve histórico de aplicação dessas ferramentas é delineado no contexto de um projeto de apoio computacional ao ensino de xadrez em escolas públicas estaduais onde milhares de usuários aprendem, ensinam e praticam o jogo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Inteligencia artificial - Aplicações educacionais | pt_BR |
dc.subject | Xadrez - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.title | Definição de atores e seus papéis em um ambiente virtual para aprendizagem e prática do xadrez escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |