dc.contributor.author | Bazzo, Gustavo Cesar | pt_BR |
dc.contributor.other | Direne, Alexandre Ibrahim | pt_BR |
dc.contributor.other | Oliveira, Luiz Eduardo Soares de, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-09T08:36:30Z | |
dc.date.available | 2011-12-09T08:36:30Z | |
dc.date.issued | 2011-12-09 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/26346 | |
dc.description.abstract | Resumo: O problema da classificação automática de erros humanos no processo de indução analítica é exposto de maneira crítica em relação ao contexto da aprendizagem formal da matemática. As principais limitações de outras pesquisas existentes são apontadas em relação á concepção de modelos dinâmicos de aprendizes em sistemas tutores inteligentes. Os aspectos metodológicos de uma solução factível para o problema proposto são identificadas com base em métricas genéricas que se aplicam ás diferenças entre expressões matemáticas erradas e corretas. Uma implementação do modelo estudado é feita com base em dados experimentais coletados de aprendizes reais e submetidos á análise de especialistas no ensino de indução analítica. Os principais resultados apontam para índices de 87% de acerto na classificação automática. Metas futuras de pesquisa são delineadas no sentido de monitorar a evolução do desempenho acadêmico dos aprendizes por longos períodos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matematica - Processamento de dados | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.title | Classificação automática de erros de aprendizes humanos do processo de indução analítica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |