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dc.contributor.authorAguiar, Michelle Pereira dept_BR
dc.contributor.otherBattaiola, André Luiz, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-04-28T20:49:53Z
dc.date.available2020-04-28T20:49:53Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24073
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. André Luiz Battaiolapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 26/02/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 280-289pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os jogos eletrônicos se destacam entre os recursos computacionais que podem ser incorporados ao processo de ensino e aprendizagem. Os jogos eletrônicos educativos são desenvolvidos para serem utilizados especificamente em atividades de ensino e aprendizagem, integrando conteúdos educacionais à estrutura de um jogo eletrônico. Apesar da sua relevância, existe um desinteresse por estes jogos devido a vários motivos, entre eles, falhas no seu processo de design. As falhas observadas refletem jogos eletrônicos educativos pouco atrativos e pedagogicamente ineficientes. O objetivo desta pesquisa é buscar diretrizes para aperfeiçoar o processo de design destes jogos. A tarefa de definir estas diretrizes considera conceitos de design centrado no usuário, de linhas pedagógicas, de motivação e de critérios de avaliação de tecnologias educacionais definidos pelo MEC. Estes conceitos são co-relacionados de acordo com as duas fases iniciais do modelo de design proposto por Jesse James Garrett focado na experiência do usuário. Este trabalho resulta em um instrumento de avaliação de jogos eletrônicos edu ativos limitado às fases de estratégia e escopo do modelo de design proposto por Garrett. Três especialistas utilizam este instrumento para analisar quatro jogos brasileiros de cunho educacional. Esta experiência também permite aos especialistas avaliar o próprio instrumento. De maneira geral, o uso do instrumento proposto permite aos especialistas identificar problemas e falhas de planejamento nos jogos selecionados, o que comprova a hipótese traçada no início deste estudo. A correção destes problemas e falhas de planejamento permite refinar o processo de design de jogos eletrônicos educativos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Electronic games are remarkable technological resources that can be incorporated into the teaching and learning process. Educational electronic games are developed to be used specifically in teaching and learning applications. They integrate educational contents to the electronic game structure. In spite of their relevance, there is a lack of interest in such games due to several reasons, especially design roblems. The problems observed in educational electronic games reflect low attraction and pedagogical inefficiencies. The objective of this research is to find guidelines to improve the design process of these ames. The guideline definition task considers concepts of user centered design, of pedagogical tendencies, of motivation and of educational technologies evaluation criteria defined by the Brazilian Education Ministry. These concepts are co-related accordingly to the two initial phases of the design model proposed by Jesse James Garrett. This model is based in user experience. This task results in an evaluation tool of educational games. The evaluation process is limited to the strategy and scope phases of the Garrett model. Three experts use this tool to evaluate four Brazilian educational games. This experience allows the xperts to evaluate also the tool. In a general way, the use of the proposed tool allowed the experts to identify problems in the games and fails in the planning phase, what corroborates the hypothesis laborated in the beginning of this study. The correction of these problems and fails allows improve the game design.pt_BR
dc.format.extent300f. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Designpt_BR
dc.subjectJogos eletronicospt_BR
dc.subjectJogos eletrônicos - Avaliação - Projetospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleJogos eletrônicos educativos : instrumento de avaliação focado nas fases iniciais do processo de designpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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