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dc.contributor.advisorRenaux, Sigrid Paula Maria Lange Scherrer, 1938-pt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Mail Marques de, 1938-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-26T18:28:32Z
dc.date.available2020-05-26T18:28:32Z
dc.date.issued1993pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/23789
dc.descriptionOrientador: Sigrid Paula Maria L. S. Renauxpt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Literaturas de Língua Inglesapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese analisa o romance Slaughterhouse-Five, de Kurt Vonnegut, através da optica da subversão da realidade pelos elementos do fantástico contidos no texto. Propomo-nos a demonstrar como a ponderação desses elementos pode fornecer subsidios para uma compreensão mais nitida da cosmovisão do autor e do seu processo narrativo, bem como para uma perspectiva que abranja a diversidade de sua categorização crítica. No capitulo introdutorio, alem de estabelecer nossos objetivos, apresentamos uma rapida revisão das tendências divergentes do autor que levaram a classificação de sua obra como ficção cientifica, humor negro, sátira e novela do absurdo. O segundo capitulo, revisa os pontos principais da teoria do fantastico elaborada por Eric Rabkin, embasamento primario de nossa pesquisa, e faz referência a outros estudos, utilizados para expandir e complementar nossa linha principal. Partindo do ponto de vista básico de que o fantastico cria mundos alternativos, através da reversão das regras fundamentais da realidade normativa, nossa analise contrapõe, a partir do terceiro capitulo, o mundo real e o mundo fantastico de Slaughterhouse-Five. Este capitulo examina as novas- regras basicas, tanto de natureza estrutural como estetica, estabelecidas pela narraçao de Vonnegut. O quarto capítulo examina a constituição das personagens principais através dos diferentes papeis que desempenham e sua conseqüente multiplicação de personalidade. O capítulo quinto acompanha o movimento errático do herói, Billy Pilgrim, através do tempo, por meio de um gráfico que registra seus inúmeros deslocamentos. Deste gráfico deduzimos as correntes temporais do romance e os diferentes níveis de tempo, que incluem sua moldura autobiográfica. O capítulo sexto enfatiza a justaposição dos locais da experiência do autor a outros fictíciose a um planeta imaginário, pondo em relevo a interpenetração da realidade e da fantasia. Finalmente, o capítulo sétimo divide a ação em duas linhas narrativas. 0 enredo de Vonnegut examina o desenvolvimento do processo narrativo do autor, em busca de novos meios de expressão. A análise das peregrinações de Billy Pilgrim segue o esquema das aventuras do herói monomítico. A conclusão evidencia que as diversas tendências de Vonnegut podem ser subordinadas ao fantástico, uma vez que todas se baseiam em reversões estruturais. Desse exame também se depreende que a maneira narrativa peculiar do autor e sua cosmovisão podem ser iluminadas pela análise através do fantástico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis analyzes Kurt Vonnegut1 s novel Slaughterhouse-Five from the standpoint of the subversion of reality by the elements of the fantastic in the text. We propose to demonstrate how a consideration of those elements can provide information and analyses that lead to a better understanding of the author's worldview and of his narrative process, as well as to an encompassing perspective of his divergent critical categorization. In the introductory chapter, besides stating our objectives, we make a quick survey of the author's divergent tendencies which have resulted in his categorization as a science fictionist, a black humorist, a satirist, and a novelist of the absurd. Chapter Two reviews the main points of the theory of the fantastic devised by Eric Rabkin, the primary embasement for our research, and makes references to other studies used to expand and complement our main guideline. Starting from the basic viewpoint that the fantastic creates alternative worlds by reversing the ground rules of normative reality, our analysis contraposes the real and the fantastic worlds of S I aught er house-F i ve -from-.Chap.ten._ Three onwards. That chapter treats of the new ground rules, both of structural and aesthetic nature, established by Vonnegut1 s narrative process. Chapter Four examines the constitution of characters by means of the different roles they fulfill and their consequent multiplication of personality. Chapter Five traces Billy Pilgrim's erratic swinging through time by means of a chart that registers his numerous shifts. From this chart we have deducted the novel's major temporal streams and different levels of time, which include its autobiographical frame. Chapter Six foregrounds the juxtaposition of the real sites of the author's experiences to fictional locations and to an imaginary planet, emphasizing the interpénétration of reality and fantasy. Chapter Seven, finally divides the action into two narrative lines. The Vonnegut plot examines the development of the author's process of composition, his search for new means of expression. The analysis of the , Billy Pilgrim plot follows the steps of the monomythical hero quest pattern. The Conclusion evidences how Vonnegut's divergent tendencies can be subordinated to the fantastic by virtue of their dependence on structural reversals. The author's peculiar narrative manner and his worldview are also shown to be profitably illuminated by a consideration of the fantastic.pt_BR
dc.format.extent209 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLiteratura inglesa - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectCNPqpt_BR
dc.titleThe real and the fantastic worlds in Vonnegut's Slaughterhouse-Fivept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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