Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Marli Regina Fernades dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T19:04:36Z
dc.date.available2022-08-26T19:04:36Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/12015
dc.descriptionOrientadora: Sonia Maria Chaves Haracemivpt_BR
dc.descriptionInclui apêndicept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa busca desvelar como ocorre a construção da autonomia do sujeito aprendiz na Educação a Distância, analisando as interações e as mediações no processo de aprendizagem, nos momentos presenciais e a distância, sentidas pelos alunos egressos do Curso de Pedagogia EAD da UFPR, no Centro Associado de Apucarana. O material de análise foi o posicionamento dos alunos participantes do processo, frente a um instrumento de coleta de dados, contendo seis categorias determinadas quanto aos perfis dos protagonistas: professor especialista, professor tutor e aluno, quanto ao conceito que eles tinham da EAD, ao enfrentamento de mitos e tabus e a relevância dos espaços e tempos de estudo. Uma revisão de literatura fundamentou o trabalho, levando-se em conta o olhar de outros interlocutores sobre o tema em questão. A pesquisa procurou investigar de que forma 215 professores, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, oriundos de diferentes localidades do Estado do Paraná, concluintes do referido Curso e CA, campo dessa investigação, foram construindo sua autonomia frente ao processo ensino-aprendizagem em EAD. Levou-se em conta o conteúdo das falas dos sujeitos e a participação da pesquisadora no processo, onde atuou como tutora nas três turmas no período de 2000 a 2004. A pesquisa numa abordagem qualitativa, e como referência o estudo do caso, demonstrou que concebendo a EAD enquanto processo pedagógico, convivendo com os protagonistas professor especialista e professor tutor, com o grupo, organizando o trabalho pedagógico de acordo com as possibilidades de tempo e espaço de cada um, enfrentando os mitos e tabus frente a seus pares, enfim, ao construir o seu perfil de aprender a aprender à luz de um novo paradigma educacional se fizeram autônomos. Concluiu-se que a construção de autonomia se deu na caminhada, o que foi verificado nas seis categorias de análise. Cada um construiu a sua forma específica de aprendizagem, ou seja, a sua autonomia em aprender.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research seeks to reveal how the construction of learner's autonomy occurs in Long Distant Education, analyzing the interaction and the mediation in the learning process, when learners have attended classes as well as when they have studied long distance, how pupils that have just left the Pedagogy Course EAD at UFPR felt in Associated Center of Apucarana. The analysis material used was the participant pupils' position in the process, in face of data collection instrument, containing six determined categories according to the profile of main protagonists: specialist professor, tutor and pupil, in accordance with what they had of EAD, facing myths and beliefs and the relevance of the space and time of study. The research was based on literature review, taking into account the look of other interrelated people. It has investigated how 215 professors, who had come from different places of Paraná State, and had concluded the Course and CA, which is the subject of this research, has managed to build up their autonomy in relation to the teaching-learning process in EAD. It was taken into account the speech of the participants and the involvement of the researcher in the process, in which she was the tutor of three different classes between 2000 and 2004. The research in qualitative approach, having as reference a study case, showed that conceiving the EAD as pedagogic process, living side by side with the protagonists, specialist professor tutor, and the group, organizing the pedagogic work accordingly to time and space possibilities of each one, facing myths and beliefs of their peers, in short building up their own profile and learning in the light of the new educational pattern made themselves autonomous. It was concluded that the building of the autonomy ocurred during the journey, which was possible to verify in the six analyses category. Each one has built up its own way of learning, in other words, its own autonomy in learning.pt_BR
dc.format.extent93 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleConstrução da autonomia do sujeito aprendiz na EADpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples