40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
Recent Submissions
-
Livro didático : "novo" artefato na educação infantil
(2023)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo problematizar as práticas educativas de utilização do livro didático como artefato na educação das crianças de 4 a 5 anos, no cotidiano da pré-escola do município de Curitiba, ... -
Desvios vermelhos : percursos poéticos em um ateliê na escola
(2023)Resumo: Esta pesquisa cartografa encontros entre arte, educação, linguagens e as relações estéticas que permeiam o fazer docente. Me interessam os movimentos que partem da experiência com linguagens da arte no espaço que ... -
O ensino de literatura e a ciberliteratura em uma revisão integrativa : perspectivas de uma literatura expandida no ensino médio
(2023)Resumo: A dissertação integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Paraná. Tem como objeto de pesquisa as práticas educativas ... -
Estudos de aula e aprendizagens relativas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2023)Resumo: Esta pesquisa analisou, através de um ciclo de Estudos de Aula, as aprendizagens docentes relacionadas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada ... -
A pedagogia da escuta como prática educativa na educação básica : elementos revelados em pesquisas brasileiras sobre a escola pública
(2023)Resumo: A presente dissertação faz parte da linha de pesquisa Teoria e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. O objetivo desta pesquisa foi realizar ... -
Reflexões sobre o processo de implantação da educação do campo no Colégio Estadual da Ilha das Peças/PR
(2022)Resumo: Este Estudo de Caso tem como principal objetivo refletir sobre a trajetória das transformações ocorridas a partir da implantação da Educação do Campo no Colégio Estadual do Campo Ilha das Peças, localizado em ... -
Processos didáticos com abordagem do desenho universal para aprendizagem : caminhos possíveis para uma educação matemática inclusiva
(2023)Resumo: Apesar das normativas que discutem a inclusão, garantindo o acesso e a escolarização sem distinção, inclusiva, com equidade e diferentes oportunidades de aprendizagens, tem sido desafiadora nas escolas a efetivação ... -
Os multiletramentos e a multimodalidade do infográfico no ensino fundamental : uma proposta de formação docente para o contexto digital
(2023)Resumo: A presente pesquisa partiu da reflexão que a ações educativas dos letramentos precisam trazer significado para a leitura e a escrita, pois envolver neste processo as relações sociais e culturais presentes no cotidiano ... -
Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básica
(2023)Resumo: A presente dissertação propõe-se a investigar a aplicabilidade da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em contextos da Educação Básica comparando os conceitos base da ABP frente ao Projeto Político Pedagógico ... -
Alfabetização na BNCC : desafios e possibilidades na prática pedagógica dos professores
(2023)Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta os direitos de aprendizagem para a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética, que deve ocorrer até o término do 2º ano do Ensino Fundamental, aprofundando as ... -
O estudo das imagens presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa pelo prisma do letramento
(2022)Resumo: A pesquisa propõe reflexões acerca das imagens e suas funções nos livros didáticos de língua portuguesa analisadas pelo prisma do letramento e de abordagens teóricas de leitura de imagem. A partir das questões: ... -
Práticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"
(2023)Resumo: A presente pesquisa visa investigar a possibilidade de criação de um aplicativo digital com a finalidade de promover o ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental I por ... -
Gestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucária
(2023)Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar e compreender as possibilidades e limites de um processo educacional emancipatório, desenvolvido em uma Escola Pública Municipal de Araucária. Contou com o ... -
Instabilidade emocional profissional e adoecimento docente nos anos finais do Ensino Fundamental
(2022)Resumo: A dissertação objetiva a compreensão das causas da instabilidade emocional profissional e o adoecimento docente na atuação nos anos finais do Ensino Fundamental; buscou identificar os motivos que desencadeiam a ... -
Objetos digitais de aprendizagem na prática pedagógica de história : concepções de professores por meio da construção da teoria fundamentada
(2022)Resumo: Essa dissertação apresenta uma investigação que envolve a prática pedagógica em tempos de pandemia e sua inter-relação com a presença dos objetos digitais de aprendizagem (ODA) no ensino de História. A pesquisa ... -
Infância e processo civilizador : um estudo a partir da sociedade de corte e da pedagogia disciplinar
(2023)Resumo: Nosso objetivo com esta pesquisa foi de analisar as características e peculiaridades da educação de crianças nas instituições de ensino em relação ao conceito de processo civilizador, tal como foi formulada por ... -
A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental
(2022)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como se dá a formação continuada dos professores dos Colégios Estaduais do Campo das Ilhas do Litoral Paranaense à luz da legislação vigente e as inferências da Educação ...