Síndrome de Burnout em professores universitários
Abstract
Resumo : A sociedade atual convive com vários estímulos aversivos e estressantes. As exigências diárias do trabalho, da família e outros fatores presentes na rotina de cada indivíduo, corroem a energia e o entusiasmo destes. A alegria do sucesso e a emoção da conquista são sentimentos cada vez mais raros e difíceis de atingir. Neste contexto, a síndrome de burnout torna-se mais evidente, sendo uma experiência subjetiva, a qual agrupa atitudes, sentimentos, problemas e disfunções psicofisiológicas, com consequências nocivas para a pessoa. A síndrome de burnout é uma consequência do estresse laboral crônico que afeta principalmente profissionais que trabalham em contato direto com outras pessoas como, por exemplo, professores, médicos, enfermeiros entre outros. Os professores universitários enfrentam condições como: baixos salários, imensa dificuldade com os alunos, falta de participação nas decisões da instituição, pressão para realizar pesquisas e publicações e etc., tornando esta categoria profissional susceptível à síndrome de burnout. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica acerca da síndrome de burnout manifestada em professores universitários e temas relacionados; trabalho, docência, saúde, sofrimento, estresse, estresse laboral e síndrome de burnout. Para tanto utilizouse as eguintes bases de dados: MedLine, Scielo, American Psychiatry Association, Evidence-Based Mental Health, American College of Physicians, Agency for Healthcare Research and Quality, National Guideline Clearinghouse, Organização Mundial da Saúde (OMS), EBESCOhost, WorldCat Services, SpringerLink e Proquest. Como conclusão pode-se constatar que o trabalho foi ao longo do tempo associado ao sofrimento e que, nos dias atuais, os profissionais
da área da saúde e saúde ocupacional possuem a preocupação de evitar as
nosologias consequentes do ambiente laboral. A docência é considerada como
uma das profissões mais estressantes e suscetíveis a síndrome de burnout, tendo
a docência de nível superior suas particularidades em relação aos outros níveis de
ensino.