Geomarketing aplicado à instalação de novas agências do Banco do Brasil em Curitiba
Abstract
Resumo : O geomarketing, também conhecido como marketing geográfico, conceitualmente é conhecido como uma especialização do marketing onde é levado em consideração as características da região de estudo para decidir, indicando através de aspectos geográficos, qual o local mais indicado para a ampliação dos negócios de uma empresa com o auxílio de ferramentas e métodos utilizados no geoprocessamento. No ramo das instituições financeiras ao qual pertence o Banco do Brasil, esse tipo de decisão é de vital importância. Por isso, esse trabalho teve por objetivo mostrar como o geomarketing pode ser importante para a instalação de novas agências na cidade de Curitiba, levando em consideração o zoneamento já existente, as agências já existentes do Banco do Brasil, e facilidade de acesso a esses locais de acordo com a sua acessibilidade dentro da cidade, usando como parâmetro a localização dos pontos de ônibus utilizados pelas linhas de ônibus. Para isso, através da preparação da base cartográfica da cidade, foram utilizados dados referentes ao Censo 2010 do IBGE, e tabelas com os dados demográficos e coordenadas das agências bancárias estudadas e um arquivo vetorial em formato CAD com a distribuição dos pontos de ônibus. Com essas informações, através de representações da área estudada foi possível mostrar os locais mais indicados para a instalação de novas agências, primeiramente em Curitiba, e depois no bairro Sítio Cercado fazendo a análise de uma região mais específica.
Collections
- Geoprocessamento [29]