A construção de uma disciplina de agroecologia para as séries finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Santa Inês - Braganey
Abstract
As discussões sobre educação do campo são recentes no estado do Paraná e, por muito tempo, os povos do campo não tiveram seu modo de vida considerado. A escola aqui em estudo é um bom exemplo disso, pois o trabalho, bem como os conteúdos são semelhantes ao da escola urbana. Em Braganey, temos três escolas estaduais, sendo uma localizada na zona urbana, outra em um pequeno distrito e a nossa na área rural. Desde 2004 há uma constante busca por um ensino mais contextualizado com a realidade do educando em nossa escola, no entanto, devido a inúmeras dificuldades, este não é realizado a contento. Assim, em 2011, a Escola Estadual Santa Inês, definiu que efetivaria a construção desse ensino, surgiu à possibilidade de implantação de uma disciplina condizente com a realidade dos educandos. Para tanto, realizou-se um estudo sobre o município e o entorno da escola, bem como a coleta de idéias da comunidade escolar. O programa Projovem Campo Saberes da Terra, muito contribuiu na mudança de concepção dos educadores da escola. Isso porque, ofereceu uma proposta de ensino na qual as disciplinas são trabalhadas de forma integrada.
Collections
- Educação do campo [600]