A psicomotricidade como agente motivador para a aprendizagem na educação infantil
Abstract
O objetivo desse trabalho foi demonstrar através de um relato de experiência, a importância da Psicomotricidade aos profissionais de educação. Foi desenvolvido através de pesquisa de campo e bibliográfica. A psicomotricidade, como ciência da educação, procura educar o movimento ao mesmo tempo em que desenvolve as funções da inteligência. Uma educação psicomotora sistematizada e bem aplicada é de grande valor tanto para crianças de inteligência normal como com distúrbios psicomotores. A evolução psicomotora da criança engloba também a aprendizagem da leitura e da escrita. Para conseguir fixar a atenção, uma criança deve ter domínio do próprio corpo e inibição voluntária, e para escrever necessita de um desenvolvimento neuro-psicomotor que envolve desde a independência do ombro, braço e dedos, até uma integridade das funções psicológicas. Sendo assim a Psicomotricidade é concebida como uma ciência que contém conceitos teóricos e aplicações práticas de várias ciências, que convergem seus interesses no estudo do movimento com o objetivo de dar qualidade de vida ao ser humano
Collections
- Educação do campo [600]