Desenvolvimento de ferramentas computacionais para o sequenciamento da produção
Abstract
Resumo: Atualmente observa-se uma grande competitividade entre empresas e para ser competitiva é necessário ter condições de reagir rapidamente às mudanças (flexibilidade), tais como: atender prazos de entrega, alterar o processo de produção, diminuir custos de produção sem perder a qualidade e ter capacidade de inovações dos seus produtos e no processo produtivo. Estas são funções que estão diretamente ou indiretamente ligadas às atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP). O PCP exerce atividades a nível estratégico, tático e operacional, sendo que no nível operacional encontra-se o "coração" das organizações de manufatura, a Programação da Produção (PP), na qual uma de suas funções é o sequenciamento da produção. Este é um assunto abordado nos cursos de engenharia da produção, porém, em sua maioria, os graduados em Engenharia de Produção, nem sempre possuem uma visão amplificada da complexidade do sequenciamento de lotes de produção dentro do Problema de Programação da Produção. Desta forma, o presente trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento de ferramentas computacionais voltadas para o sequenciamento de lotes de produção, fixando os conhecimentos obtidos na teoria e desobscurecendo essa complexidade. Para alcançar tal objetivo fez-se necessário uma revisão bibliográfica sobre o sequenciamento de lotes da produção, a identificação de trabalhos desenvolvidos, que se relacionam com o tema, bem como os métodos mais utilizados, algoritmos, algumas regras de prioridade e suas definições, restrições pertinentes ao problema e a resolução deste problema. Verifica-se que a disponibilidade de softwares utilizados para este fim é pequena. Neste contexto, foi desenvolvida uma ferramenta para o problema de sequenciamento de N tarefas em uma única máquina e a outra para o problema de N tarefas a serem sequenciadas em duas ou três máquinas. As interfaces que são apresentadas ao usuário são simples a fim de facilitar o uso das ferramentas e os gráficos gerados são apresentados de maneira didática visando facilitar a visualização do sequenciamento das tarefas, em conformidade ao método selecionado, de forma a permitir que o usuário possa analisar o desempenho do método escolhido. Vários testes foram realizados com exemplos aleatórios e teóricos, com o objetivo de analisar se os resultados são apresentados de forma clara e coerente. Por meio dos testes realizados, observou-se que as ferramentas desenvolvidas obtiveram respostas positivas e ainda se mostraram de fácil utilização para resolução de pequenos problemas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Abstract: Presently, a great competitive edge can be observed among companies. To obtain this edge, a company must attend certain conditions in order to quickly respond to change (be flexible), such as: appropriately meeting deadlines, altering the production process when needed, reducing production costs without reducing the output quality and innovating in terms of products and processes. These conditions are directly connected to Production Planning and Control (PPC). The PPC develops activities in strategic, tactical and operational levels, being the operational level, the "heart" of manufacturing industries. Production Programming belongs to this level and one of its functions is production sequencing. This subject is part of Production Engineering courses; however, not always graduates possess an open view on how complex sequencing production lots in Production Programming problems can be. With that in sight, the present work objectifies to develop computational tools focused on production lots sequencing, fastening theoretical knowledge and decreasing its complexity. In order to achieve this goal, a bibliographical review on production lots sequencing was necessary, as well as indentifying the most common methods, algorithms, priority rules and the solution to this problem. Through this review, it was perceived that the availability of softwares focused on teaching and learning is limited. In this context, two tools were developed. The first one to solve the problem of sequencing N tasks in one machine and the second one to solve the problem of N tasks to be sequenced in two or three machines. The interfaces that are presented to the user are simple in order to simplify the use of the tools. The graphs generated are presented didactically to facilitate the visualization of tasks sequencing, aligned with the selected method, in order to allow that the user analyses the efficiency of the selected method. Various tests were fulfilled with random and theoretical examples, to visualize if the results are presented clearly and coherently. Through these tests, it was observed that the tools achieved positive results and showed easy application to solve small problems that help in the teaching-learning process.
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- Teses & Dissertações [9369]