Reflexos dp projeto UCA-OLPC nas escolas paranaenses
Abstract
Resumo: O presente estudo trata-se de uma pesquisa quali - quantitativa, realizada com professores das Escolas Piloto do projeto UCCA (Um Computador por Aluno em Araucária – PR). Nesse estudo pode-se perceber que o Projeto UCA ainda necessita de inúmeros ajustes para seu efetivo sucesso, os problemas principais aparecem na burocracia política para aquisição de novos equipamentos, na resistência de alguns professores à inclusão digital e ainda na falta de cursos preparatórios a alunos e professores para a utilização da nova ferramenta educacional. O estudo apura resultados parciais visto que o projeto está em efetivo funcionamento há apenas quatro meses, contudo, a maioria dos professores entrevistados enfatiza que a escola vem tendo inúmeros ganhos com a implantação do projeto, que houve um avanço muito grande nas formas de ensinar e aprender e que com a inclusão digital os alunos ficaram muito entusiasmados e estimulados. Assim verifica-se que a internet se tornou até mais atrativa do que a própria aula o que amedronta alguns professores, ainda inseguros e despreparados para assumir essa nova prática pedagógica