O cinema na sala de aula - uma contribuição
Abstract
Resumo: A escola não pode ficar alheia a tanta modernidade. Por isso, precisa atualizar-se, buscando nas novas linguagens subsídios para que o conhecimento sistematizado seja prazeroso e que realmente conduza os alunos a um aprendizado efetivo. Partindo dessa visão, o trabalho propõe uma análise da linguagem cinematográfica da cena 13, do filme Constantine (2005), do Diretor sobre o tema "O Inferno". O objetivo principal é mostrar as possibilidades de se trabalhar o cinema em sala de aula, como fonte motivadora de aprendizagem, além de subsidiar o trabalho do professor. Em busca desse objetivo, pretende-se usar a pesquisa bibliográfica, pois se investiga uma linguagem imagética, simbólica, portanto, extremamente persuasiva. O tema "inferno" da cena 13, é apenas um exemplo de como a linguagem cinematográfica pode ser explorada na sala de aula, de acordo com o conteúdo disciplinar. Para tanto, a pesquisa investiga as especificidades próprias da linguagem cinematográfica (enquadramento, movimentos da câmera, focalização, diálogos), bem como toda a simbologia que se esconde em cada tomada. O que se espera é que os alunos se interessem mais pelo assunto e descubram o que se esconde por trás de cada linguagem, tornando-os leitores ativos