Livros didáticos para Escolas do Campo : aproximações a partir do PNLD Campo-2013
Abstract
Resumo: Apresenta resultados da investigação sobre manuais didáticos para escolas do campo. A pesquisa é articulada à Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Assume a concepção de Educação do Campo no embate com a Educação Rural, a partir das experiências de educação construídas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST e da produção acadêmica que se desenvolveu na última década sobre esse tema. Aborda elementos da teoria sobre cultura, materiais e manuais didáticos em suas relações com as formas de escolarização e problematiza a especificidade desses materiais para escolas do campo. Tem como objetivo geral analisar elementos do Programa PNLD Campo, discutindo suas relações com as proposições conceituais para a Educação do Campo. O trabalho empírico foi realizado metodologicamente pela análise de conteúdo, (FRANCO 2003) realizado especialmente nos seguintes materiais: a Resolução n. 40/11; o Edital PNLD CAMPO 2013 (de 05/2011); o Guia com as orientações para a escolha e a resenha dos livros aprovados e, ainda, alguns volumes de um dos títulos aprovados (Coleção Girassol, Editora FTD). Utilizou-se como estratégia de campo complementar a realização de entrevistas com professoras que atuam em escolas do campo no Município de Abelardo Luz para fazer uma primeira aproximação aos significados dos Programas e dos livros para essas escolas. Como objetivos específicos, analisa especialmente o Edital para aquisição de livros didáticos para as escolas do campo e o Guia de Livros didáticos Educação do Campo, que orientam o processo de avaliação e escolha dos livros, verificando se e como foram apropriados, nesses documentos, elementos constitutivos do campo conceitual da Educação do Campo, produzidos no âmbito dos movimentos sociais e da pesquisa acadêmica. Uma das coleções didáticas foi também analisada do ponto de vista de algumas das especificidades exigidas para escolas do Campo. Conclui-se, entre outros pontos, sobre a incorporação nos documentos oficiais e nos livros de diversos elementos conceituais da Educação do Campo, mas também se evidenciou a expressão, nesses materiais, das tensões decorrentes da permanência da concepção de Educação Rural. Abstract: This work presents the results of an investigation about textbooks for countryside schools. The research is connected to the Research Group on Culture, School and Teaching of the Post-Graduation Program in Education of the Universidade Federal do Paraná. The investigation assumes the conception of Countryside Education as opposed to Rural Education, based on the educational experiences constructed by the Landless Workers' Movement - MST and the academic production developed about this theme in the last decade. It approaches elements of the theories about culture, materials and textbooks in their relationships with the ways of schooling and discusses the specificity of the materials for countryside schools. The general objective of the work is to analyze elements of the PNLD-Campo Program, discussing its relationships with the conceptual propositions for Countryside Education. The empirical research was methodologically conducted through content analysis (FRANCO 2003) and performed especially in the following materials: Resolution n. 40/11; PNLD CAMPO 2013 Notice (from 05/2011); the Guideline presenting selection orientations and the synopsis of the approved books; and some volumes of one of the approved titles (Coleção Girassol, FTD publishing company). As a complementary field strategy, interviews were conducted with teachers who work in countryside schools in the municipality of Abelardo Luz, in order to perform a first approach to the meaning of the Programs and books for these schools. The specific objectives were the analysis of the Notice for the purchase of textbooks for countryside schools and the Guideline of Textbooks for Countryside Education, which are documents to orient the process of assessment and selection of textbooks. The research verified if and how conceptual elements of the Countryside Education - produced by social movements and academic research - were used in such guidelines. One textbook collection was also analyzed from the point of view of some particularities required by countryside schools. Conclusions were drawn on the incorporation of several conceptual elements of the Countryside Education in official documents and textbooks, among other points. However, the materials also expressed the tensions resulting from the permanence of the concept of Rural Education.
Collections
- Teses & Dissertações [9329]