Atividades culturais no ensino de ciências
Abstract
Resumo : A proposta desta pesquisa é verificar a possibilidade de desenvolver uma atividade que promova a interface entre o ensino de Ciências e as atividades culturais com crianças das séries iniciais de ensino. Este trabalho entende por "atividades culturais" o teatro, a música, a dança e a literatura, por exemplo, ou seja, atividades do âmbito das artes. Como parte dos objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em periódicos da área a fim de observar com que freqüência e como têm sido realizadas as pesquisas com esta mesma temática. Por meio de um estudo de natureza empírica, foi desenvolvida uma atividade em que não houvesse a sobreposição da Ciência sobre as atividades culturais e vice-versa. A metodologia consistia na leitura do livro "A primavera da lagarta" de Ruth Rocha, contada através da "contação de histórias" e o uso de bonecos, a discussão acerca do livro e de conceitos científicos referentes às etapas de desenvolvimento das borboletas e a improvisação teatral. Tomando como base referenciais teóricos da Análise de Discurso francesa, da Psicologia, do ensino de Ciências e do conceito de Cultura, foi verificada a atribuição de sentidos dos sujeitos da pesquisa e desta forma, observar se há ou não contribuições a partir da interface citada. Toda a atividade foi registrada por meio de filmagem após adquirir autorização prévia, e transcrita para ser analisada à luz dos referenciais. Os dados obtidos demonstram ser possível promover a interface proposta e também as contribuições em relação às atividades culturais, ao ensino de Ciências e para os sujeitos envolvidos na pesquisa: as crianças e o professor.
Collections
- Bacharelado [1169]