Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa
Abstract
Resumo: Este trabalho de pesquisa trata da natureza da dança na escola, sob a perspectiva materialista de compreensão da realidade, ou seja, acreditando nas contradições como possibilidade de transformação; assim, aponta-se para o conflito que dessas emerge como indicativo do trabalho criador na práxis educativa. Apresenta-se a arte como alternativa de oposição ao trabalho alienado, e, portanto, como possibilidade de humanização dos sentidos humanos, reestabelecendo a relação homem e realidade. Dentro desta perspectiva de arte, discorre-se sobre dança, com ênfase na dança contemporânea e seus processos de criação e experimentação, como alicerce de trabalho do intérprete-criador, do bailarino enquanto agente da obra dançada. Neste sentido, esta proposta aproxima-se das que focalizam a dança na escola, e tem por norte identificar semelhanças que apontem para o trabalho criador no contexto escolar. Daí busca-se compreender como a dança vem se inserindo neste contexto, direcionando o olhar para o currículo escolar, entendendo-o em sua complexidade, através da teoria do currículo, com encaminhamento aos Parâmetros Curriculares Nacionais e às Diretrizes Curriculares Municipais, buscando compreender como a dança se configura por estes documentos no espaço escolar. Diante destas reflexões aproxima-se da realidade das Escolas Municipais de Curitiba e, a partir do Festival de Danças, tece-se apontamentos sobre como a dança produz e reproduz as relações sociais.
Collections
- Teses & Dissertações [9979]