Junção dos adjetivos resultativos psicológicos com-mente na formação de advérbio de modo
Abstract
Resumo: Este trabalho tem como foco principal a formação de advérbios de modo em -mente com particípios de verbos intrinsecamente psicológicos. A hipótese central é que somente uma das classes desses verbos, os da classe de verbos de mudança de estados psicológicos, também denominados de eventos complexos, podem unir-se com -mente na formação de advérbios de modo. Este trabalho baseia-se na linha semântica lexical, como a adotada por Levin e Rappaport Hovac (1995, 1999, 2002) e Rappaport Hovac e Levin (1999) e na semântica aspectual, como a adotada por Grimshaw (1990). Nosso quadro teórico concebe que as propriedades lexicais desses predicados psicológicos mais suas características semântico-aspectuais são as razões de esses verbos possuírem diferenças em suas representações sintáticas e conseqüentemente em seus particípios verbais. Abstract: This dissertation has the manner adverbials formation with intrinsic psychological verbs participles as the principal focus. The central hypotesis is that only the participles from one the two intrinsic psychological verbs classes, called complex events, can junction with - mente in the manner adverbs formation. This research is based on a representational lexical semantic as the one adopet by Levin and Rappaport Hovac (1995, 1999, 2002); Rappaport Hovac and Levin (1999) and the aspectual semantic as the one adopet by Grimshaw (1990). This paper presents as reasons from the differences in the intrinsic psychological verbs syntatic representations and their participles the properties and the semantic aspectuals characteristics.
Collections
- Teses & Dissertações [10011]