Avaliação oral em lingua inglesa no curso de letras : análise e descrição.
Abstract
Resumo: Muitos estudantes, que já possuem algum conhecimento de inglês, são submetidos a uma avaliação (teste de adiantamento) ao iniciar o curso de Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na teoria, os resultados desses testes poderiam assegurar grupos mais homogêneos, pois os alunos fariam suas matrículas de acordo com o seu nível de proficiência. Entretanto, observa-se que não há uma escala definida e que, na maioria das vezes, essa avaliação é feita de maneira impressionista e subjetiva, baseada na experiência dos professores. Assim sendo, com o objetivo de fornecer um mapeamento detalhado do nível das turmas, o interesse deste estudo foi analisar a velocidade de fala, a diversidade de vocabulário, a complexidade gramatical e o número de erros sintáticos de cada um dos cinco níveis de Língua Inglesa (Básico, Oral I, II, III e IV). Para tanto, foi elaborado e aplicado um teste similar ao de adiantamento pela própria pesquisadora. Participaram da pesquisa um total de 83 alunos, cada um realizando um teste oral individual, sendo todos os testes gravados, transcritos e analisados estatisticamente. Além disso, os estudantes completaram um questionário para informar suas opiniões a respeito da relação aluno-teste. Os professores, responsáveis pelos cursos, também responderam a um questionário dizendo como os alunos eram avaliados e os critérios utilizados. Pôde-se constatar que cada professor utiliza um tipo diferenciado de avaliação e que, alguns dos critérios, por eles utilizados, não estão muito claros. Abstract: Many students who already have some knowledge of English take an oral placement test when they start the "Letras" course at the Federal University of Parana (UFPR). In theory the results of these tests should ensure that groups are more homogeneous, with students enrolling according to their proficiency level. However, it could be observed that there is no clear scale and that, most of the time, assessment is carried out in an impressionistic, subjective way, based on the teachers’ experience. In order to provide a detailed picture of the level of the groups, this study set out to analyze students’ variation in speech rate, range of vocabulary, grammatical complexity and number of syntactic errors at each of the five levels of oral English (Basic, Oral I, II, III, IV and IV). An oral test similar to that used for the placement test was prepared and applied. A total of 83 students took part in the research, each one taking the oral test alone, with all the tests being recorded, transcribed and submitted to statistical analysis. The students also completed a questionnaire regarding their feelings about the test situation. The teachers responsible for the courses also answered a questionnaire concerning how their students were evaluated and what criteria were used. It emerged that each teacher uses a different form of assessment and that some of the criteria they use are far from clear.
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- Teses & Dissertações [10009]
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