Machete caiçara : práticas, organologia e ensino
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Lins, José Augusto Pereira Navarro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Esta dissertação investigou o Machete Caiçara, instrumento musical de quatro ordens de cordas que faz parte do instrumental do Fandango Caiçara, Patrimônio Cultural do Brasil (IPHAN, 2012). Alinhou-se metodologicamente com contribuições da Etnografia Escolar (Elsie Rockwell e Justa Ezpeleta), tendo a Observação Participante e entrevistas não estruturadas como coleta de dados no campo empírico; além disso, caracteriza-se como pesquisa de caráter exploratório devido à extrema escassez de pesquisas acadêmicas e científicas que abordem este instrumento. Aborda o Fandango Caiçara, sua a música e as práticas de ensino. Apresenta um estudo organológico do Machete Caiçara, sua história, contexto cultural brasileiro, aspectos musicológicos, construção; apresenta uma classificação do instrumento de acordo com Hornbostel e Sachs; revela variações encontradas em instrumentos construídos por mestres ao longo do território caiçara; aborda conflitos e potencialidades da prática do Fandango nos dias de hoje, dentro novos contextos socioculturais e novas conexões nos espaços onde se insere - redes sociais, plataformas de distribuição de música e de conteúdo audiovisual, etc.; lança olhar às práticas de ensino e aprendizagem dos instrumentos musicais, observando diferentes estratégias e recursos utilizados por mestre e professores fandangueiros; apontamentos para um processo de didatização do Machete Caiçara, a problematização etnomusicológica (Alan Merrian) e os entrelaces com a educação; apresenta registros e indicações para um material didático de apoio ao ensino do Machete no Fandango Caiçara. Concluiu-se que é necessário que se realizem mais pesquisas a respeito dos instrumentos musicais tradicionais brasileiros, sobretudo do Fandango Caiçara, considerando o dinamismo da cultura popular e seu impacto nos processos de ensino, importantíssimo para a Salvaguarda dos patrimônios culturais brasileiros. Abstract: This dissertation investigated the Machete Caiçara, a four-stringed musical instrument that is part of the Fandango Caiçara instruments, a Brazilian Cultural Heritage site (IPHAN, 2012). It was methodologically aligned with contributions from School Ethnography (Elsie Rockwell and Justa Ezpeleta), with Participant Observation and unstructured interviews as data collection in the empirical field; in addition, it is characterized as exploratory research due to the extreme scarcity of academic and scientific research dealing with this instrument. It deals with the Fandango Caiçara, its music and teaching practices. It presents an organological study of the Caiçara Machete, its history, Brazilian cultural context, musicological aspects, construction; presents a classification of the instrument according to Hornbostel and Sachs; reveals variations found in instruments built by masters throughout the caiçara territory; addresses conflicts and potentialities of the practice of Fandango today, within new sociocultural contexts and new connections in the spaces where it is inserted - social networks, music and audiovisual content distribution platforms, etc.; takes a look at the practices of teaching and learning musical instruments, observing different strategies and resources used by fandango masters and teachers; points to a process of didacticization of the Caiçara Machete, ethnomusicological problematization (Alan Merrian) and the links with education; presents records and indications for didactic material to support the teaching of the Machete in Caiçara Fandango. The conclusion is that more research needs to be done on traditional Brazilian musical instruments, especially Fandango Caiçara, considering the dynamism of popular culture and its impact on teaching processes, which is extremely important for safeguarding Brazilian cultural heritage.
Collections
- Dissertações [188]