Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZimer, Tania Teresinha Brunspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorGomes, Eduarda de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-15T19:42:03Z
dc.date.available2024-04-15T19:42:03Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87492
dc.descriptionOrientadora: Prof(a). Dr(a). Tania T. Bruns Zimerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 28/02/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta um estudo que discorre da seguinte indagação: o que as pesquisas stricto sensu brasileiras, dos anos de 2017 a 2021, abordam em relação ao conhecimento do conteúdo matemático e seu conhecimento pedagógico, em Sequência Didática de Matemática para o Ensino Médio? O objetivo desta pesquisa é relacionar o que as pesquisas stricto sensu brasileiras abordam a respeito do conhecimento do conteúdo matemático e de seu conhecimento pedagógico, em Sequência Didática de Matemática para o Ensino Médio. Foram desenvolvidos e desempenhados os protocolos para todo o processo da metanálise que foi articulada e adaptada das pesquisas realizadas pelos autores: Passos (2006), Fiorentini e Lorenzato (2006), Cardoso (2007), Bicudo (2014), Pinto (2015) e Silva (2020). Além disso, a Revisão Sistemática teve adaptação do protocolo desenvolvido pela autora Schiavon (2015), assim como o processo de Análise de Conteúdo dos autores Bogdan e Biklen (1994). Deste modo, a coleta de dados ocorreu nas plataformas digitais do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Logo, ao realizar o protocolo de Revisão Sistemática foram localizadas 2.348 pesquisas, das quais obtiveram-se 08 dissertações como corpus desta pesquisa, após aplicar os critérios de inclusão e exclusão. Portanto, com o auxílio dos protocolos estabelecidos, as pesquisas foram categorizadas e organizadas para produção da metanálise qualitativa a partir da temática investigada. Com base nas concepções de Shulman (1986; 1987), a ideia de que o conhecimento do conteúdo e o conhecimento pedagógico do conteúdo desenvolvem-se, principalmente, por meio do Raciocínio Pedagógico nas fases de Compreensão, Transformação (Preparação, Representação, Seleção e Adaptação), Instrução, Avaliação, Reflexão e Novas Compreensões que ocorrem continuamente e/ou simultaneamente durante o processo de ensino (professor) e aprendizagem (alunos). Assim, o Raciocínio Pedagógico desenvolve-se em meio a um processo organizacional que o professor precisa realizar e, deste modo, entende-se que uma forma de olhar para esse processo organizacional pode ocorrer sob a perspectiva de uma Sequência Didática. Então, buscou-se evidenciar nas pesquisas o que Shulman (1987) apresenta como a profundidade de compreensão do professor das estruturas da matéria, com a finalidade de contemplar os aspectos elencados pelo autor no viés do conhecimento do conteúdo. Neste sentido, encontra-se esse conhecimento do conteúdo empregado em capítulo, subitem ou menção ao domínio do conteúdo matemático nas discussões das questões em 75% das pesquisas analisadas. Da mesma forma, observou que ao desenvolver as atividades com os alunos em cada aula, os professores se apropriam do Raciocínio Pedagógico elencado por Shulman (1987) por meio de estratégias para as Sequências Didáticas ocorrerem com foco na construção do conhecimento pelo aluno e deste modo, observa-se a articulação do conhecimento do conteúdo matemático e seu conhecimento pedagógico. Por fim, na metanálise evidenciou-se 07 obstáculos no ensino e aprendizagem de Matemática para o Ensino Médio: descontinuidade das aulas; baixa frequência dos alunos; desinteresse dos alunos; defasagem dos alunos; insegurança dos alunos; modelo tradicional de ensino e sequência didática pelo senso comum.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents a study that discusses the following question: what do stricto sensu Brazilian researches, from the years 2017 to 2021, address in relation to knowledge of mathematical content and its pedagogical knowledge, in Didactic Sequence of Mathematics for High School? The objective of this research is to relate what the stricto sensu Brazilian researches approach regarding the knowledge of mathematical content and its pedagogical knowledge, in Didactic Sequence of Mathematics for High School. Protocols were developed and performed for the entire meta-analysis process, which were articulated and adapted from research carried out by the authors: Passos (2006), Fiorentini and Lorenzato (2006), Cardoso (2007), Bicudo (2014), Pinto (2015) and Silva (2020). In addition, the Systematic Review was adapted from the protocol developed by the author Schiavon (2015), as well as the Content Analysis process by the authors Bogdan and Biklen (1994). Thus, data collection took place on the digital platforms of the Theses and Dissertations Bank of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. Therefore, when carrying out the Systematic Review protocol, 2,348 studies were located, of which 08 dissertations were obtained as the corpus of this research, after applying the inclusion and exclusion criteria. Therefore, with the aid of the established protocols, the studies were categorized and organized to produce a qualitative meta-analysis based on the investigated theme. Based on Shulman's conceptions (1986; 1987), the idea that content knowledge and pedagogical content knowledge are developed mainly through Pedagogical Reasoning in the Comprehension, Transformation (Preparation, Representation, Selection and Adaptation), Instruction, Assessment, Reflection and New Understandings that occur continuously and/or simultaneously during the teaching (teacher) and learning (students) process. Thus, the Pedagogical Reasoning is developed in the midst of an organizational process that the teacher needs to carry out and, therefore, it is understood that a way of looking at this organizational process can occur from the perspective of a Didactic Sequence. So, we sought to highlight in research what Shulman (1987) presents as the teacher's depth of understanding of subject structures, in order to contemplate the aspects listed by the author in terms of content knowledge. In this sense, this content knowledge is used in a chapter, sub-item or mention of the domain of mathematical content in the discussions of the questions in 75% of the researches analyzed. Likewise, he observed that when developing activities with students in each class, teachers appropriate the Pedagogical Reasoning listed by Shulman (1987) through strategies for Didactic Sequences to occur with a focus on the construction of knowledge by the student and thus, the articulation of knowledge of mathematical content and its pedagogical knowledge is observed. Finally, the meta-analysis showed 07 obstacles in the teaching and learning of Mathematics for High School: discontinuity of classes; low attendance of students; students' disinterest; student delay; student insecurity; traditional teaching model and common sense didactic sequence.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleSequências didáticas de matemática para o ensino médio : uma metanálise das pesquisas brasileiras stricto sensu de 2017 a 2021pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples