Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Celso de Moraes, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.creatorSantos, Marcos Paulo Pontes dospt_BR
dc.date.accessioned2024-04-10T20:06:12Z
dc.date.available2024-04-10T20:06:12Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87407
dc.descriptionOrientador: Profº Dr. Celso de Morais Pinheiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 09/11/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação aborda sobre o ensino em filosofia mobilizando elementos presentes na linguagem cinematográfica para fornecer sentido a leitura de textos com conteúdo filosófico. Nossa problematização levou em consideração o distanciamento entre o estudante e o texto clássico em filosofia, para enfrentar essa situação procuramos formas de mobilizar não apenas a dimensão lógica do processo do filosofar, mas também seu aspecto pático a fim de criar dinâmicas potenciais para inserir o estudante no processo de filosofar. No primeiro capítulo, abordamos algumas relações entre filosofia e cinema a partir dos conceitos de logopatia e conceito-imagem formulados por Júlio Cabrera, também exercitamos uma breve análise da série The Society a partir desses conceitos procurando demonstrar a correlação entre a série e o conceito de Estado de Natureza em Hobbes. No segundo capítulo, articulamos uma proposta de prática pedagógica do uso da série no ensino em filosofia e oferecemos como objeto de leitura um hipertexto de nossa produção, com isso buscamos oferecer ao estudante caminhos personalizados para leitura e de acordo com suas predisposições, nessa direção, nos apropriamos da noção de sentido em Jorge Larrosa Bondiá e na concepção de hipertexto de Vani Moreira Kenski. Procuramos fundamentar nossa concepção de filosofia em autores como Heidegger e Josef Piepper e nossa concepção e instrumentalização em ensino de filosofia em Ronai Pires, Edgar Lyra e outros. No terceiro capítulo, realizamos a análise do material coletado nas aulas práticas com os estudantes, tecendo categorias de análise de suas produções a partir da análise de Cabrera acerca das características da linguagem cinematográfica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation addresses teaching in philosophy, mobilizing elements of cinematographic language to provide meaning when reading texts with philosophical content. Our problematization took into account the distance between the student and the classic texts in philosophy, to face this situation, we looked for ways to mobilize not only the logical dimension of the process of philosophizing, but also its practical aspects to insert the student into the philosophize. In the first chapter we addressed some relationships between philosophy and cinema based on the concepts of logopathy and concept-image formulated by Júlio Cabrera, we also carried out a brief review of the series The Society from these concepts looking for showing a correlation between the series and the State of Nature concept in Hobbes. In the second chapter, we articulated a proposal of pedagogical practice of using the series in teaching philosophy and offered it as a reading object, a hypertext of our production, with this we seek to offer the student personalized forms of reading according to their predisposition, in this direction, we appropriated the notion of sense in Jorge Larrosa Bondiá and in the hypertext conception in Vani Moreira Kenski. We seek to base our philosophy conception on authors such as Heidegger and Josef Piepper and our conception and instrumentalization of teaching philosophy in Ronai Pires, Edgar Lyra and others. In the third chapter, we did an review of the colected material in the practice classes with the students, weaving analysis categories about their productions from Cabrera's review about the cinematographic language characteristics.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLinguagem cinematograficapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleA série "The society" como conceito-imagem do estado de natureza em Hobbes : uma proposta para o ensino em filosofia a partir da experiência logopáticapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples