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dc.contributor.advisorSilva, Monica Ribeiro da, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorFelisbino, Elianept_BR
dc.date.accessioned2024-04-02T18:05:40Z
dc.date.available2024-04-02T18:05:40Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87266
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Monica Ribeiro da Silvapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/02/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo tem como objetivo principal, a partir da percepção do estudante evadido, identificar e analisar as circunstâncias, aspectos relacionais e principais fatores institucionais que produzem a evasão nos cursos de graduação da UFPR. No âmbito das investigações, para melhor compreender o fenômeno, pretende-se: verificar os aspectos da política de expansão da educação superior brasileira e sua relação com o fenômeno; descrever o perfil do estudante evadido da UFPR a partir de sua autodeclaração, assim como as experiências no curso evadido no contexto das múltiplas relações estabelecidas no ambiente educacional e produzir informações sobre a pós-evasão. Apresenta como base para produção da investigação o aporte de dados secundários obtidos a partir de um questionário institucional produzido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd/UFPR), com questões abertas e fechadas, respondidas por 1.783 estudantes evadidos entre 1984 a 2020, o que representa uma amostra não aleatória de 5,2% em um universo de 34.184 sujeitos que receberam um e-mail com a enquete. As informações produzidas foram submetidas à análise de conteúdo (Bardin, 1977), as unidades temáticas e as relações estabelecidas foram confirmadas pelas análises lexicais apresentadas pelo Iramuteq e discutidas com base nos fundamentos teóricos apresentados principalmente por pesquisadores brasileiros. Além dos autores que estudam a evasão no cenário da educação superior nacional, revisitou-se a contribuição teórica de Pierre Bourdieu cujos estudos têm sido referência no desvendamento do fenômeno da evasão. Este estudo se situa na sociologia histórica, ao propor uma cartografia de acesso e permanência na educação superior brasileira com verticalização para o caso da UFPR. Complementando a análise realizada a partir de uma enquete institucional, as ações investigativas mobilizaram os Dados Censitários da Educação Superior e as fontes administrativas internas da UFPR. A pesquisa parte do entendimento de que a evasão é um fenômeno complexo de causas multifatoriais que impactam individualmente ou conjuntamente em cada estudante, porém sinaliza a importância de olhar atentamente para as circunstâncias, rotinas e relações desenvolvidas no meio institucional como um fator de favorecimento da evasão universitária.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims, primarily from the perspective of dropout students, to identify and analyze the circumstances, relational aspects, and key institutional factors that contribute to dropout rates in undergraduate courses at UFPR. In the scope of the investigations, in order to better understand the phenomenon, it is intended to: examine aspects of the Brazilian higher education expansion policy and its relationship with the phenomenon; describe the profile of UFPR's dropout students based on self-declaration, as well as their experiences in the dropped-out course within the context of the multiple relationships established in the educational environment, and to produce information about post-dropout experiences. The research is based on secondary data obtained from an institutional questionnaire produced by the Pro-Rectory of Undergraduate Studies and Professional Education (Prograd/UFPR), comprising both open and closed questions, answered by 1.783 dropout students between 1984 and 2020, representing a non-random sample of 5.2% from a population of 34.184 subjects who received an email with the survey. The produced information underwent content analysis (Bardin, 1977), with thematic units and established relationships confirmed through lexical analyses presented by Iramuteq and discussed based on theoretical foundations mainly provided by Brazilian researchers. In addition to authors studying dropout rates in the context of national higher education, the theoretical contribution of Pierre Bourdieu, whose studies have been referenced in understanding the phenomenon of dropout, was revisited. This study is situated within historical sociology, proposing a mapping of access and retention in Brazilian higher education with a focus on UFPR. Complementing the analysis conducted through an institutional survey, the investigative actions involved the use of Higher Education Census data and internal administrative sources from UFPR. The research operates under the understanding that dropout is a complex phenomenon with multifactorial causes that impact each student individually or collectively. However, it signals the importance of carefully examining the circumstances, routines, and relationships developed within the institutional environment as a contributing factor to university dropout rates.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino superior e Estadopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEvasão universitariapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectSociologia historicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.title"Infelizmente, a Federal não é para todos" : desvelando desigualdades na educação superior a partir da percepçã do estudante evadido dos cursos da UFPRpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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