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dc.contributorAbreu, Lívia Mara dept_BR
dc.contributor.advisorAmano, Erika, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorEikawa, Deborah Harukapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-06T02:06:56Z
dc.date.available2024-03-06T02:06:56Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86918
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Érika Amanopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Diferentes dos animais que sempre estão em movimentos, as plantas são seres estáticos, por isso, o cérebro tem dificuldade em processar a imagem e como consequência as plantas passam despercebidas aos nossos olhos. Podemos ver que as pessoas não sabem que os vegetais fazem parte do nosso cotidiano e veem apenas como elemento constituinte da paisagem. Esse distanciamento reflete no próprio ambiente académico. Estudos mostram que tanto os professores quanto os alunos não sentem afinidade pela Botânica. Muitos alegam que é uma matéria entediante, confusa e difícil, por isso é uma das áreas da Biologia mais negligenciada a ponto de ser considerada como uma matéria descartável. A falta de recursos didáticos agrava mais ainda essa aversão. Na ciência muitos conceitos são abstratos e é necessário que os alunos tenham habilidade de projetar uma imagem tridimensional na mente, o uso de recursos visuais pode promover melhoria no processo de ensino-aprendizagem. As ilustrações despertam curiosidade e permitem que os alunos se envolvam mais nas aulas e os docentes podem desenvolver atividades interdisciplinares. Deste modo, buscamos desenvolver ilustrações de morfologia vegetal como material didático alternativo que podem ser utilizados tanto nas aulas quanto nas provas. Foi dado enfoque em vegetais conhecidos pela maioria das pessoas para aproximar e valorizar a Botânica e ilustrar conceitos que muitas vezes são abstratos ou aqueles que têm poucas representações. Inicialmente foi realizado levantamento de dados dos conteúdos abordados no livro didático e selecionados os temas que mais geram dúvidas nos alunos e a segunda etapa consiste em selecionar as espécies e suas respectivas estruturas que serão ilustradas. Para anatomia vegetal, as plantas foram seccionadas com auxílio de lâmina de barbear, coradas e fotografadas com auxílio do programa de captura de imagem. Para a morfologia externa, utilizou-se lápis e caneta preta para ilustrar. Algumas estruturas simplificadas foram desenhadas no programa de desenho IbisPain X. Para cada conteúdo foi desenvolvido quatro tipos de ilustrações: esquemas; atividades; gabarito da atividade e desenhos avulsos. Para disponibilizar as imagens, foi criado o site IlustraBot na plataforma Wix, onde estão as atividades em PDF e JPG os desenhos individualizados. O acesso será livre para alunos e professores que estejam interessados no materialpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMorfologia vegetalpt_BR
dc.subjectPlantas - Anatomiapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de ilustrações como apoio para o ensino de Botânicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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