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dc.contributor.advisorPereira, Patrícia Barbosa, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherAndrade, Andrey José de, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherKochi, Leticia Yoshie, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorWeiland, Damaris Lessmannpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-02T02:33:13Z
dc.date.available2024-03-02T02:33:13Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86844
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereirapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Andrey José de Andradept_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : RESUMO O ensino de Parasitologia e das Doenças Negligenciadas é de grande importância para que os estudantes se tornem cidadãos que prezem por sua saúde e da comunidade em que vivem. A abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na educação fornece subsídios para que haja construção de pensamento crítico por esses estudantes, fazendo com que relacionem conteúdos conceituais aos sociais. As Sequências Didáticas (SD) podem ser interessantes para trabalhar temas com enfoque social, pois permitem continuidade e o foco em objetivos educacionais bem delineados. Assim, intentamos propor neste trabalho uma SD com enfoque CTS sobre Parasitologia e Doenças Negligenciadas. Para isso, realizamos um levantamento sobre os trabalhos que envolvem como eixos principais Parasitologia, SD e CTS nas plataformas Scielo e Google Acadêmico e nos anais das últimas cinco edições dos eventos Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBio) e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), utilizando descritores para cada eixo. Dos 731 trabalhos encontrados, apenas um abordava as três temáticas concomitantemente e 38 estavam nas intersecções de dois dos três eixos. A partir deste levantamento, desenvolvemos uma SD para o ensino de Ciências no 7º ano do Ensino Fundamental, com base na abordagem CTS, que se intitula "Parasitoses negligenciadas: o que você tem a ver com isso?", constituída por seis aulas, de 50 minutos cada. Cada aula da SD está organizada de acordo com os Momentos Pedagógicos e foi pensada para que suas atividades se concluam no período estipulado, ampliando as possibilidades para utilização em sala de aula, independente da grade horária do professor de Ciências. Apresentamos também neste trabalho como as atividades articulam assuntos CTS e como o conhecimento é construído a partir dela. Constatamos que o número de trabalhos publicados nessa temática ainda é muito reduzido, levando em consideração sua grande relevância científica e social, e é uma área a ser mais estudada e rica para se desenvolver materiais e planos de ensinopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectParasitosespt_BR
dc.subjectDoenças parasitáriaspt_BR
dc.titleSequência didática com enfoque nos estudos em ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na educação : uma proposta para o ensino de parasitologiapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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