Observação comportamental de crianças em situação de vulnerabilidade : conhecimento de educadoras a respeito dos maus tratos infantis
Resumo
Resumo : No Brasil, a violência contra crianças e adolescentes é a primeira causa de morte na faixa etária de 5 a 19 anos e a segunda no período de 1 a 4 anos. A violência infantil está presente em todas as classes sociais e tem sido um problema grave de saúde pública. O objetivo do presente estudo foi analisar comportamentos de crianças pré-escolares, que apresentam conduta atípica no contexto de sala de aula, buscando entender se esta possui relação com a prática de maus tratos. Participaram do estudo duas crianças entre 4 e 5 anos de idade e suas duas professoras. Em relação às docentes, foi avaliado se estas possuem conhecimento significativo sobre a temática, averiguando a influência de uma relação afetiva na identificação de casos de maus-tratos. A metodologia de pesquisa empregada foi a descritiva, sob caráter qualitativo. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados um protocolo de observação às crianças suspeitas de serem vitimizadas, e um questionário direcionado as docentes, no qual deveriam relatar quais encaminhamentos destinariam a determinada situação. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os comportamentos das vítimas de abusos nem sempre são identificados, uma vez que os indicadores são muito relativos e dependem de cada indivíduo. Notou-se também que as educadoras conhecem aspectos relativos a temática abordada, porém ainda existe uma certa dificuldade em lidar com os encaminhamentos cabíveis. Diante disso, revela a importância de fomentar projetos de capacitações para os educadores, a fim de favorecer a identificação de vítimas e estimular medidas de prevenção, diminuindo assim a prevalência de casos. Abstract : In Brazil, violence against children and adolescents is the leading cause of death in the age group of 5 to 19 years and the second in the period of 1 to 4 years. Child violence is present in all social classes and has been a serious public health problem. The purpose of the present study was to analyze behaviors of preschool children, who present atypical behavior in the classroom context, trying to understand if it has a relation with the practice of maltreatment. Two children between 4 and 5 years old and their two teachers participated in the study. Regarding the teachers, it was evaluated whether they have significant knowledge on the subject, investigating the influence of an affective relationship in the identification of cases of mistreatment. The methodology used was descriptive, qualitative. As research instruments, a protocol of observation was used for children suspected of being victimized, and a questionnaire directed to teachers, in which they should report what referrals would be assigned to a given situation. The results of the research showed that the behaviors of victims of abuse are not always identified, since the indicators are very relative and depend on each individual. It was also noted that the educators know aspects related to the subject matter, but there is still some difficulty in dealing with appropriate referrals. In view of this, it reveals the importance of promoting training projects for educators in order to favor the identification of victims and stimulate prevention measures, thus reducing the prevalence of cases.
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- Pedagogia [410]