Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Valdomiro de, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorGasperin, Murilopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-06T19:10:20Z
dc.date.available2024-03-06T19:10:20Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86561
dc.descriptionOrientador: Profº. Drº. Valdomiro de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 20/09/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: discutir o suporte escolar e parental com desempenho acadêmico na formação esportiva de adolescentes. Métodos: Esta pesquisa adota uma abordagem teórica, que se baseia em uma abordagem narrativa e integrativa. A narrativa foi construída a partir das obras de autores clássicos e contemporâneos que discutem a relação entre escola, família e esporte. A abordagem integrativa, por sua vez, é desenvolvida por meio da análise e integração de teses, artigos e dissertações relevantes. Resultados: Os documentos foram categorizados da seguinte forma: esporte educacional, envolvimento escolar na formação esportiva? envolvimento familiar na formação esportiva? formação esportiva e desempenho acadêmico, o esporte e a família relacionados ao desempenho acadêmico de forma integrada. As pesquisas, em sua maioria, constataram uma prevalência na análise da influência do esporte no desempenho acadêmico dos participantes. Considerações finais: Na relação esporte-escola e esporte - família - escola (desempenho acadêmico) os estudos demonstram que existem barreiras, porém por meio dos suportes da família e da escola estas podem ser minimizadas, sugerindo-se a elaboração de políticas para educar sobre a importância da atividade física e da prática esportiva para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. A formação escolar pode ser influenciada por vários fatores. Há uma discussão ampla em torno da sua conciliação com a formação esportiva, denominada dupla carreira. O desempenho acadêmico é o principal fator na conciliação com a formação esportiva, sendo que este poder ser influenciado de forma positiva ou negativa. A família, muitas vezes, é responsável pela entrada da criança no ambiente esportivo e também pelo suporte para que continue praticando esporte. Além da família, a escola também tem uma função importante no desenvolvimento do indivíduo. O esporte, portanto, pode ser uma ferramenta crucial para o desenvolvimento integral das pessoas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: To discuss the role of school and parental support in academic performance in the athletic training of adolescents. Methods: This research adopts a theoretical approach, which is grounded in a narrative and integrative approach. The narrative is constructed from the works of classical and contemporary authors who discuss the relationship between school, family, and sports. The integrative approach, on the other hand, is developed through the analysis and integration of relevant theses, articles, and dissertations. Results: The analyzed documents were categorized as follows: educational sports, school involvement in athletic training, family involvement in athletic training, athletic training and academic performance, sports and family related to academic performance in an integrated manner. Most of the research identified a prevalence in the analysis of the influence of sports on the academic performance of participants. Conclusion: In the relationship between sports and school, as well as sports, family, and school (academic performance), the studies show that there are barriers, but these can be minimized through the support of the family and the school. They also suggest the development of policies to educate about the importance of physical activity and sports practice for the comprehensive development of children and adolescents. Schooling can be influenced by various factors, with a broad discussion revolving around its reconciliation with athletic training, often referred to as a dual career. Academic performance is the primary factor in reconciling it with athletic training, and it can be influenced either positively or negatively. The family is often responsible for introducing a child to the sports environment and providing support for the child to continue participating in sports. In addition to the family, the school is another context that plays a crucial role in an individual's development. Therefore, sports can be an important tool for the comprehensive development of individuals.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEsportes para adolescentespt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEsporte educacional : suporte escolar, parental e o desempenho acadêmico na formação esportiva de adolescentespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples