Soundmap of the Iguazu River : compositions based upon field recordings across the river
Resumo
Resumo: A pesquisa a seguir corresponde aos tópicos de criação sônica, percepção, escuta, cartografia, alteridade, bem como paisagens sonoras que fazem parte dos campos das artes, geografia, música, comunicação, teoria crítica, filosofia e estudos de mídia, entre outros. Nesse sentido, o principal objetivo alcançado é a criação de um mapa sonoro do Rio Iguaçu a partir de composições feitas com gravações de campo ao longo do rio. O problema está em como, a partir de gravações de campo, é feito um mapa sonoro, uma instalação e obras eletroacústicas. Em termos de teoria, os fundamentos do estado da arte são avaliados por vários colaboradores, tanto no campo da composição quanto no do mapeamento, tais como Annea Lockwood, Bernie Krause, Steven Feld, Pauline Oliveos, James Tenney, Steve Reich, Gregory Bateson, Michael Decertau, Giles Deleuze e Felix Guattari, entre outros. É apresentada uma perspectiva da evolução do campo do som a partir de Luigi Russolo, seguido por Pierre Schafer e R. Murray Schafer, até os mais recentes colaboradores, como Simon Emerson e Lawton Hall, entre outros. Vinte e cinco composições musicais que fazem parte do mapa sonoro baseado na Web, dois trabalhos eletroacústicos são apresentados e meu portfólio pessoal de composições musicais está presente como parte dos resultados. Na última parte, meu pensamento composicional é traçado e a problemática do Rio Iguaçu é abordada, bem como minhas influências, minha estética e meus métodos de composição. É feita uma reflexão sobre a alteridade e o fato de ser um compositor na América do Sul, juntamente com um modelo de gravação e criação de trabalhos de campo. Abstract: The following research covers to the topics of sonic creation, perception, listening, cartography, alterity as well as soundscapes that are part of the fields of the arts, geography, music, communication, critical theory, philosophy and media studies among others. In this regard the main objective achieved is the creation of a sound map of the Iguazu River from compositions made out from field recordings across the river. The problem lies in how from field recordings a sound map, an installation and electroacoustic works are made. In terms of theory, the foundations from the state of the art are assessed from several contributors both in the field of composition and mapping such as: Annea Lockwood, Bernie Krause, Steven Feld, Pauline Oliveos, James Tenney, Steve Reich, Gregory Bateson, Michael Decertau, Giles Deleuze and Felix Guattari among others. An outlook on the evolution of the field of sound starting from Luigi Russolo followed by Pierre Schafer as well as R. Murray Schafer to the most recent contributors such as Simon Emerson and Lawton Hall among others is presented. Twenty five musical compositions that are part of the web based sound map, two electroacustic works are presented and my personal portfolio of musical works is present as part of the results. In the last part my compositional thought is traced and the Iguazu River problematics are addressed as well as my influences, aesthetics and compositional methods. A reflection about alterity and being a composer in South America is made along with a model for recording and creating upon field works.
Collections
- Teses [41]