Agenciamentos sociotécnicos no Youtube : a comunicação científica do Coletivo Science Vlogs Brasil (SVBr)
Resumo
Resumo: Esta tese desenvolve uma reflexão sobre a prática de divulgação de ciência em ambientes de plataforma digital. A investigação foi orientada pela seguinte pergunta: como as plataformas digitais agenciam modelos de produtos audiovisuais de ciência e em que medida essas disposições afetam a produção dos divulgadores de ciência? O objetivo geral da investigação é compreender como os agenciamentos sociotécnicos do YouTube são percebidos pelos divulgadores e divulgadoras de ciência associados ao ScienceVlogs Brasil e observar em que medida a mediação técnica dessa plataforma afeta a produção dos produtos audiovisuais desses produtores de conteúdo. O referencial teórico é composto por conceitos vinculados aos Science and Technology Studies, mais especificamente os Estudos de Plataforma (D, Andréa, 2020; Bogost, Montfort, 2009; Jurno, 2020). Embora tenhamos apresentado ao longo da tese diversos gráficos sobre a relação entre o divulgador e a plataforma, bem como métricas de produção dos canais, de forma resumida poderíamos dizer que, em função das características do fenômeno, da contemporaneidade do tema e dos objetivos da pesquisa, achamos prudente abordar o fenômeno qualitativamente. Ancorados sob a metodologia de estudo de caso (Yin, 2015), as ferramentas metodológicas adotadas são a aplicação de um formulário online e entrevistas de caráter semiestruturado com três divulgadores de ciência associados ao selo do Science Vlogs Brasil. A partir de três unidades de análise: divulgador de ciência plataformizado; divulgador de ciência que vê na plataforma uma possibilidade de monetizar seu conteúdo, mas possui outra renda, que aqui chamamos "clássico; e divulgadores de ciência por hobby. Analisamos os produtos audiovisuais distribuídos pela plataforma durante o período de janeiro de 2020 a dezembro de 2021, considerando variáveis (Borghol et al., 2012) alheias ao conteúdo (produtividade do canal; duração dos vídeos em minutos; títulos e thumbnails) e aquelas relacionadas ao conteúdo (introdução do vídeo; formato; narrativa; e entrega do conteúdo). Os resultados apontam para um agenciamento da plataforma sobre os conteúdos de ciência produzidos pelos divulgadores e distribuídos pela plataforma a partir da leitura e compreensão de métricas fornecidas pela plataforma por parte dos divulgadores, assim como pelo conhecimento do documento sobre o Cumprimento de Diretrizes da Comunidade e outros softwares que auxiliam na elaboração dos produtos audiovisuais. Como consequência, é exigida dos divulgadores uma nova expertise, que nesta tese chamamos de divulgação sociotécnica de ciência. Essa nova expertise consiste no conhecimento por parte dos divulgadores da compreensão de funcionamentos técnicos do ambiente em que atuam. Em suma, uma divulgação sociotécnica de ciência refere-se à compreensão dos aspectos sociais e técnicos da atividade e do ambiente em que atuam. Por fim, como consequência desse novo arranjo, é possível observar uma ciência orientada para atender ao mesmo tempo os parâmetros observados em métricas datificadas e para agradar o interagente que consome o produto audiovisual. Em resumo, uma ciência que objetiva ser próxima da audiência e que tenha respostas para as questões buscadas na aba de pesquisas, que cative pela narrativa, desperte emoções, apostando em temas controversos e usando com frequência o recurso de uma certa dose de sensacionalismo. Uma divulgação de ciência fruto da constituição de uma relação entre esses atores (humanos e não-humanos), definidos a partir da produção de comportamentos e ações que garantam visibilidades na rede. Abstract: This thesis develops a reflection on the practice of science communication in digital platform environments. The research was guided by the following question: how do digital platforms shape models of science audiovisual products, and to what extent do these arrangements affect the production of science communicators? The overall objective of the research is to understand how the sociotechnical arrangements of YouTube are perceived by science communicators associated with ScienceVlogs Brazil and to observe to what extent the technical mediation of this platform affects the production of audiovisual products by these content creators. The theoretical framework consists of concepts linked to Science and Technology Studies, specifically Platform Studies (D, Andréa, 2020; Bogost, Montfort, 2009; Jurno, 2020).While various graphs on the relationship between communicators and the platform, as well as channel production metrics, have been presented throughout the thesis, in summary, due to the characteristics of the phenomenon, the contemporaneity of the theme, and the research objectives, we deemed it prudent to approach the phenomenon qualitatively. Anchored in the case study methodology (Yin, 2015), the methodological tools adopted include the application of an online form and semi-structured interviews with three science communicators associated with the Science Vlogs Brazil label. From three units of analysis: platformized science communicator; science communicator who views the platform as an opportunity to monetize their content but has another source of income, referred to here as "classic"; and hobbyist science communicators, we analyzed the audiovisual products distributed by the platform from January 2020 to December 2021. This analysis considered variables (Borghol et al., 2012) external to the content (channel productivity; video duration in minutes; titles and thumbnails) and those related to the content (video introduction; format; narrative; and content delivery). The results indicate a platform's influence on the science content produced by communicators and distributed on the platform. This influence stems from communicators' interpretation and understanding of metrics provided by the platform, as well as their knowledge of the Community Guidelines Compliance document and other software tools assisting in the creation of audiovisual products. As a consequence, communicators are required to acquire a new expertise, referred to in this thesis as sociotechnical science communication. This new expertise involves communicators understanding the technical workings of the environment in which they operate. In summary, sociotechnical science communication refers to an understanding of the social and technical aspects of the activity and the environment in which communicators operate. Finally, as a result of this new arrangement, one can observe a science geared towards simultaneously meeting the parameters observed in quantified metrics and pleasing the audience consuming the audiovisual product. In essence, it is a science that aims to be close to the audience, providing answers to questions searched in research tabs, captivating through narrative, evoking emotions, focusing on controversial themes, and frequently using a certain level of sensationalism. Science communication is thus the outcome of the establishment of a relationship between these actors (human and non-human), defined by the production of behaviors and actions ensuring visibility on the network.
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