Obras de formação continuada para professores de física : uma análise do objeto 3 do PNLD 2021
Resumo
Resumo: A relação entre o livro didático e a formação de professores é fundamental no contexto educacional, pois os livros fornecem subsídios teóricos, práticos e metodológicos que contribuem para a construção de conhecimento e o desenvolvimento das habilidades necessárias para a prática pedagógica. Visando contribuir com o processo de produção de conhecimentos sobre as relações entre livros didáticos e a formação de professores de Física, desenvolveu-se uma pesquisa que teve como objetivo identificar as concepções de formação de professores expressas nas obras de formação continuada de professores de Física, que constituem o objeto 3 do PNLD de 2021, destinada aos professores e equipe gestoras de escolas públicas. Foi conduzida uma investigação de natureza qualitativa, caráter descritivo e interpretativo, baseando-se em procedimentos da análise documental e da análise de conteúdo. Como resultados, apresenta-se uma síntese descritiva das obras analisadas, identificando suas características centrais e, por meio de itens de análise, foram produzidos dados que permitiram a comparação entre estas obras. Foi realizada uma análise acerca dos pontos presentes e ausentes nas obras examinadas, com o intuito de identificar tendências gerais no que diz respeito à formação de professores de Física. Os dados produzidos permitem identificar indícios de que essas obras desempenham um papel fundamental na formação de professores, ao fornecerem recursos teóricos, metodológicos e atividades práticas que estimulam uma abordagem reflexiva e integrada no ensino de Física e em áreas correlatas. Abstract: The relationship between textbooks and teacher training is fundamental in the educational context, as textbooks provide theoretical, practical and methodological support that contributes to the construction of knowledge and the development of the necessary skills for teaching practice. In order to contribute to the process of producing knowledge about the relationship between textbooks and the training of physics teachers, a study was carried out to identify the conceptions of teacher training expressed in the books on continuing training for physics teachers, which make up object 3 of the 2021 PNLD, aimed at teachers and management teams in public schools. A qualitative, descriptive and interpretive investigation was conducted, based on documentary analysis and content analysis procedures. As a result, a descriptive summary of the works analyzed is presented, identifying their central characteristics and, by means of analysis items, data was produced that allowed a comparison between these works. An analysis was made of the points present and absent in the works examined, with the aim of identifying general trends with regard to the training of physics teachers. The data produced allows us to identify indications that these works play a fundamental role in teacher training, by providing theoretical and methodological resources and practical activities that encourage a reflective and integrated approach to teaching Physics and related areas.
Collections
- Dissertações [900]