A maldição dos recursos naturais na América Latina : um estudo sob as visões neoschumpeteriana e novo institucionalista
Resumo
Resumo : O subdesenvolvimento é uma condição presente em muitos países ao redor do mundo. Caracteriza-se como o estado de uma economia com alta desigualdade de renda, ineficaz ao promover qualidade de vida à população. Com o advento da globalização, tal condição se acentuou, assim como os questionamentos a fim de compreender sua causa. Esta pesquisa versa sobre a teoria da Maldição dos Recursos Naturais (MRN), uma das interpretações elaboradas para explicar a ocorrência desse fenômeno nos países emergentes. A MRN defende que não há evidências de crescimento econômico sustentado para países que apresentam, estruturalmente, grandes quantidades de recursos naturais. Similar a esse argumento, Prebisch e Singer elaboram, nos anos 1950, a teoria da Deterioração dos Termos de Intercâmbio (DTI). Os autores defendem que as economias latinas, baseadas na especialização em commodities, precisam direcionar esforços para a industrialização, sendo este o caminho para a superação do subdesenvolvimento. No entanto, a literatura apresenta uma virada no início do século XXI, através de abordagens críticas que buscam compreender se os recursos naturais, de fato, são um obstáculo para o desenvolvimento econômico. O objetivo deste trabalho é analisar as principais contraposições da teoria da Maldição dos Recursos Naturais, de forma a compreender seus impactos para a América Latina. Através da revisão da literatura, identifica-se duas correntes do pensamento econômico que contribuem para essa perspectiva: a escola neoschumpeteriana e a escola novo institucionalista. Essa monografia conclui que a MRN é insuficiente para explicar o subdesenvolvimento, sendo o investimento em tecnologia e inovações, amparados por uma estrutura institucional, caminhos viáveis para sua superação. Dessa maneira, observa-se um entrave dos países latinos nesse aspecto, diante da baixa qualificação e dos obstáculos sociais encontrados para a melhoria de sua estrutura educacional
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- Ciências Econômicas [2072]