Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernandes, Fátima Regina, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorRibas, Helena Macedopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-11T17:41:45Z
dc.date.available2024-01-11T17:41:45Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85975
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Fátima Regina Fernandespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 19/09/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente tese tem o objetivo de explorar a produção lírica atribuída a três letrados que viveram no século XII: Gautier de Chatillôn, Pedro de Blois e Felipe o Chanceler. O elo entre esses três homens vastamente diferentes é o fato de que uma parte das canções que compuseram foi reunida no manuscrito CLM 4660 da Biblioteca de Munique, popularmente conhecido como Carmina Burana. Esses homens, "goliardos" por associação a esse códice, viveram nos arredores de Paris e na corte Plantageneta, circulando entre os espaços do claustro, da corte e da escola. A partir de suas canções, pretendemos explorar a recepção do sistema de valores em transformação em seu contexto, devido a diversos fatores, como o movimento das Cruzadas, o surgimento de ordens monásticas alinhadas a ideais ascetas e a ascensão das cidades, do comércio e da circulação de dinheiro, que modifica a lógica feudovassálica das relações sociais. A partir da perspectiva da história cultural, nosso método focou em destrinchar as intertextualidades dessas canções, mapeando a rede de confluências líricas e ideológicas representadas e representantes em seus versos para entender o universo mental desses eruditos que estiveram ativamente produzindo arte com valor de entretenimento e edificação em seu tempo. Precisamente, buscou-se construir, a partir da poesia de cada um dos personagens elencados, panoramas e visões de mundo particulares a cada um deles, extrapolando suas individualidades para pensar as transformações pelas quais passa a Cristandade Latina no chamado "renascimento" do século XII. Concluiu-se que, na análise da poesia goliarda, os dados contextuais fornecidos pelo conhecimento da identidade dos personagens auxiliam na interpretação da forma como representavam o seu redor, no sentido de perceber os movimentos de idas e vindas, as contradições e as particularidades individuais em contraste com os temas transversais que perpassam a lírica de todos eles, como a simonia, o pecado, o bom exemplo, a Cruzada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis aims to explore the lyrical production attributed to three scholars who lived in the twelfth century: Walter of Chatillôn, Peter of Blois and Phillip the Chancellor. The link between these three vastly different men is the fact that a portion of the songs they composed were collected in the Munich Library manuscript CLM 4660, popularly known as Carmina Burana. These men, "goliards" by association with this codex, lived on the outskirts of Paris and in the Plantagenet court, circulating between the spaces of the cloister, court and school. From their songs, we intend to explore the reception of the value system in transformation in their context, due to several factors, such as the movement of the Crusades, the rise of monastic orders sympathetic to ascetic ideals and the rise of cities, commerce and culture, circulation of money, which modifies the feudal-vassal logic of social relations. From the perspective of cultural history, our method focused on unraveling the intertextualities of these songs, mapping the network of lyrical and ideological confluences represented in their verses to understand the mental universe of these scholars who were actively producing art with entertainment and edification value. in their time. Precisely, an attempt was made to construct, from the poetry of each of the characters listed, panoramas and visions of the world particular to each of them, extrapolating their individualities to think about the transformations Latin Christianity underwent in the so-called "renaissance" of the 12th century. . It was concluded that, in the analysis of Goliardic poetry, the contextual data provided by the knowledge of the identity of the characters help in the interpretation of the way they represented their surroundings, in the sense of perceiving the comings and goings, the contradictions and the individual particularities in contrast with the transverse themes that permeate the lyrics of all of them, such as simony, sin, good example, the Crusade.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPedro, de Blois, ca. 1135-1212pt_BR
dc.subjectChatillôn, Gautier de, 1135-1201pt_BR
dc.subjectFelipe, o Chanceler, -1236pt_BR
dc.subjectCarmina Buranapt_BR
dc.subjectGoliardospt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleA rir se dizem as verdades : a lírica satírico-moral de Pedro de Blois, Gautier de Chatillôn e Felipe, o Chanceler presente no Carmina Burana (séculos XII-XIII)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples