Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlores, Guilherme Gontijo, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorRodas, Janinapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-27T18:42:31Z
dc.date.available2023-12-27T18:42:31Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85891
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Guilherme Gontijo Florespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 12/06/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese trata da obra do poeta beat Bob Kaufman (1925-1983), nascido em Nova Orleans, nos EUA. Participante do movimento beat desde seus anos iniciais, Kaufman, ao contrário de seus contemporâneos, é um poeta que recebeu pouca atenção da crítica e do público. Muito disso, apontam alguns dos poucos críticos sobre o poeta, derivou do fato de Kaufman ser negro, como também por ter entrado em um período de silêncio que durou de 1963 a 1973. Além de sua ascendência afro-americana, Kaufman também descendia de judeus vindos da Alemanha e, como demonstro na tese, articulava essas ascendências em seus poemas. Essas articulações complicam questões identitárias e geralmente não são reconhecidas pela crítica. Dessa forma, proponho neste trabalho demonstrar como percebo as articulações identitárias na obra de Kaufman, com foco nas de matriz judaica, problematizando as leituras da recepção encontradas até então, com o objetivo de fornecer um outro texto sobre o poeta.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation deals with the work of the beat poet Bob Kaufman (1925-1983), born in New Orleans, USA. Member of the Beat movement since its early years, Kaufman, unlike his contemporaries, is a poet who has received little attention from critics and the public. Much of this, point out some of the few critics of the poet, derived from the fact that Kaufman was black, in addition to having entered a period of silence that lasted from 1963 to 1973. In addition to his African-American ascent, Kaufman also descended from Jews from Germany and, as I demonstrate in the dissertation, he articulated these ancestries in his poems. These articulation complicate identity issues and are generally not recognized by critics. Thus, I propose in this work to demonstrate how I perceive the identity articulation in Kaufman's work, focusing on those of a Jewish origin, problematizing the reception readings found so far, with the aim of providing another text about the poet.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectKaufman, Bob, 1925-1986pt_BR
dc.subjectLiteratura americana - Poesiapt_BR
dc.subjectCriticapt_BR
dc.subjectIdentidade social na literaturapt_BR
dc.subjectJudaísmo e literaturapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleBob Kaufman : my negro suit has jew stripespt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples