Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCavichiolli, Fernando Renatopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.creatorZamboni, Kaio Juliopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T15:32:41Z
dc.date.available2023-12-22T15:32:41Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85790
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Fernando Renato Cavichiollipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências BIológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 15/09/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, realizada com o objetivo de identificar as barreiras e facilitadores presentes no desenvolvimento de uma política de esporte descentralizada, tendo como base os processos de gestão, implementação e avaliação realizados no Programa Segundo Tempo. Por considerar a análise de sua gestão organizacional, o diagnóstico da implementação de seus Núcleos de Esporte Educacional e as observações sobre o funcionamento de seus mecanismos de avaliação metodológica, trata-se de um estudo de caso, formulado para descrever um contexto específico, explorando suas potencialidades e limitações. Cada uma das perspectivas predeterminadas foi analisada por meio de um delineamento metodológico específico. Na perspectiva da gestão, foi realizada uma análise documental sobre o histórico legislativo, as diretrizes, fundamentos e manuais de operacionalização do Programa Segundo Tempo. Na perspectiva da implementação, o diagnóstico foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica envolvendo 52 estudos que analisaram a atuação dos Núcleos de Esporte Educacional do Programa Segundo Tempo. Por último, a perspectiva da avaliação foi abordada através de entrevista semiestruturadas desenvolvidas junto a gestores que atuaram diretamente nas Equipes Colaboradora do Programa Segundo Tempo, como membros das Equipes de Coordenação Geral e Avaliação do programa ou coordenadores das Equipes Colaboradoras. Após a realização do estudo, foi possível considerar que o Programa Segundo Tempo chegou a ser a maior política pública de esporte educacional à nível federal, após ter enfrentado vinte anos de tentativas, erros, replanejamentos e adequações. Considerando a dimensão territorial do país, a utilização de gestão descentralizada nas ações que visam atender toda a população se tornaram uma tendência. Pensando que outros programas esportivos possam vir a atuar nessa direção, o estudo ressalta os fatores que puderam ser considerados como barreiras ou facilitadores ao longo do desenvolvimento do Programa Segundo Tempo, oferecendo um conteúdo que pode contribuir para o planejamento de ações futuraspt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work is characterized as a research with a qualitative and descriptive approach, carried out with the objective of identifying the barriers and facilitators present in the development of a decentralized sports policy, based on the processes of management, implementation and evaluation carried out in the Segundo Tempo Program. Considering the analysis of its organizational management, the diagnosis of the implementation of its Educational Sports Centers and the observations on the functioning of its methodological evaluation mechanisms, this is a case study, formulated to describe a specific context, exploring its potentialities and limitations. Each of the predetermined perspectives was analyzed using a specific methodological design. From a management perspective, a document analysis was carried out on the legislative history, guidelines, fundamentals and operational manuals of the Segundo Tempo Program. From the perspective of implementation, the diagnosis was developed from a bibliographic review involving 52 studies that analyzed the performance of the educational sports centers of the second half program. Finally, the evaluation perspective was approached through semi-structured interviews developed with managers who worked directly in the collaborating teams of the second half program, as members of the general coordination team or coordinators within their respective teams. After carrying out the study, it was possible to consider that the Segundo Tempo Program became the largest public policy of educational sport at the federal level, after having faced twenty years of attempts, errors, replanning and adaptations. Considering the country's territorial dimension, the use of decentralized management in actions aimed at serving the entire population has become a trend. Thinking that other sports programs may act in this direction, the study highlights the factors that could be considered as barriers or facilitators throughout the development of the Segundo Tempo Program, offering content that can contribute to the planning of future actionspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPolítica pública - Esporte e lazerpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.title20 anos de Programa Segundo Tempo : identificando as barreiras e facilitadores para o desenvolvimento de uma política pública de esporte descentralizadapt_BR
dc.title.alternativeVinte anos de Programa Segundo Tempopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples