"Caixa dos sonhos" ACT - programa de prevenção à violência : análise com professores de educação infantil
Resumo
Resumo : Esse trabalho considerou a viabilidade do programa ACT - Raising Safe Kids, de prevenção a violência infantil, inicialmente com proposta direcionada aos pais, mas que agora ampliou-se para o ambiente escolar, no trabalho com professores. Com o objetivo de analisar quais ações e ferramentas foram aceitas pelos professores para a reestruturação de suas práticas através de uma das ferramentas propostas pelo programa, nomeada "Caixa dos Sonhos", realizada na segunda sessão, que aborda o tema "A Violência na Vida das Crianças", utilizou-se a metodologia de pesquisa-ação, em que as pesquisadoras estiveram na respectiva sessão e documentaram, a partir de registro cursivo, a fim de averiguar quais ações e ferramentas foram aceitas pelos professores para a reestruturação de suas práticas, dialogando com relatos do cotidiano. Contou com a participação de cinco professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil, em Curitiba. Os resultados apontam que os professores apresentam insuficiência de conhecimento sobre o tema do desenvolvimento infantil em relação com a violência na escola e suas definições; possuíam dúvidas sobre os tipos de ações e sobre quais práticas são mais adequadas e sobre a importância do trabalho conjunto da escola, família e especialistas, enfatizou-se a necessidade de uma rede de apoio efetiva e a importância de desenvolver a empatia para promoção de relacionamentos saudáveis. Como resultado, pode-se perceber que o tema violência necessita de maior elucidação por parte dos professores, além de reconhecer a importância de formação específica e como a efetividade do trabalho da rede de apoio é primordial para a proteção e desenvolvimento infantil Abstract : This work considered the feasibility of the ACT - Raising Safe Kids program to prevent child violence, initially with a proposal aimed at parents, but now it has expanded to the school environment, working with teachers. In order to analyze one of the tools proposed by the program, named "Box of Dreams", held in the second session, which addresses the theme "Violence in the Life of Children", we used the action research methodology, in which Researchers were in the respective session and documented, from the cursive record, in order to ascertain which actions and tools were accepted by the teachers to restructure their practices, dialoguing with daily reports. It was attended by five teachers from a Municipal pre-kindergaten and Elementary School in Curitiba. The results show that teachers have insufficient knowledge on the theme of child development in relation to school violence and its definitions; had doubts about the types of actions and which practices are most appropriate and about the importance of the joint work of the school, family and specialists, emphasized the need for an effective support network and the importance of developing empathy to promote healthy relationships. As a result, can be seen that the theme of violence needs further clarification by teachers, in addition to recognizing the importance of specific training and how the effectiveness of the support network's work is paramount for child protection and development
Collections
- Pedagogia [423]