A fotografia nas pesquisas de ensino de ciências e biologia
Resumo
Resumo : O estudo baseado no uso da fotografia para o ensino de ciências e biologia no ensino regular vem crescendo lentamente, pois ainda se considera difícil encontrar artigos e trabalhos que falem especificamente sobre isso. Para obter os resultados e responder a questão do trabalho "como a fotografia aparece nas produções de Ensino de Ciências e Biologia?", fizemos um levantamento bibliográfico e buscamos artigos relacionados ao tema "fotografia e ensino de ciências" em periódicos e para a análise utilizamos o método de Análise Textual Discursiva (ATD). Nas publicações encontradas, é possível observar o grande diferencial que a fotografia pode proporcionar para a educação de modo geral e em específico no ensino de ciências, pois professores a têm como uma das principais ferramentas visuais sendo já comprovado a grande melhoria do aprendizado dos alunos quando se tem uma imagem fotográfica acompanhando textos. Porém, muito além do caráter instrumentalista da fotografia, vimos que a ela possibilita uma atitude sensível ao mundo que se apresenta àquele que fotografa, gerando uma sensibilidade-estética em quem observa, além disso, a fotografia é um exercício e uma experiência de atenção ao outro, tendo um caráter ético, pois considera o diferente. É uma experiência sensível ético-estética
Collections
- Licenciatura [81]