Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Artur, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorArcher, Renan Battistipt_BR
dc.date.accessioned2023-11-29T00:46:08Z
dc.date.available2023-11-29T00:46:08Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85317
dc.descriptionOrientador: Artur Correia de Freitaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 03/08/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 221-228pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho partiu da vontade de explorar o universo da arte pública e suas particularidades, buscando entender como essa modalidade artística produz relações específicas com o espaço compartilhado de uma cidade e como este último se transforma (ou não) para recebê-la. Entendendo a amplitude dessas questões e a necessidade de delimitar, em um recorte temporal, um problema de pesquisa que permitisse uma análise dedicada, tomou-se como objeto de estudo o Projeto Escultura Pública, evento de arte realizado em 1992, em Curitiba. O contexto histórico do tema também teve grande influência em sua escolha: era a terceira década em que a cidade se via atravessada por uma série de transformações urbanísticas interconectadas, influenciando seu crescimento demográfico, atores políticos influentes, sua política ambiental e social, com efeitos notórios na visualidade da paisagem urbana. Com isso, a pesquisa procura entender de que forma o Projeto Escultura Pública interage com essa produção oficial da imagem da cidade e com seu histórico de desenvolvimento urbano. Dessa maneira, o objetivo primário dessa pesquisa é entender que tipo de arte pública foi produzida e quais influências contaram para a realização do Projeto Escultura Pública, bem como de que forma essas ações contrariam (ou não) uma estética monumental e uma visão hegemônica da cidade formada pela propaganda oficial. A pesquisa busca desvendar, analisar e contextualizar as ações do Projeto Escultura Pública e sua interação com os âmbitos da organização espacial, social e política da cidade de Curitiba, com foco nos efeitos e interações históricas que cada projeto artístico produziu em seu espaço de instalação. No quadro teórico, foi importante trabalhar com conceitos como o de produção do espaço, de Henri Lefebvre; de site-specific, de Miwon Kwon; arte pública para Vera Pallamin e Nelson Brissac Peixoto; e espaço público para Rosalyn Deutsche. Também é muito relevante a contribuição de Fernanda E. S. García e Dennison de Oliveira com contribuições acerca do contexto histórico e político de Curitiba, visto em interação direta com os trabalhos dos artistas analisados. Foram conduzidas pesquisas em acervos particulares e públicos - com destaque para a Biblioteca Pública do Paraná e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná -, na busca de documentos e informações históricas, além de documentos oficiais do Projeto. Mais importante ainda foram as entrevistas realizadas no intuito de construir fontes orais inéditas, com indivíduos diretamente envolvidos com o objeto de pesquisa antes nunca entrevistados. As informações coletadas foram colocadas em diálogo com a literatura, articulando conhecimentos e analisando informações factuais, buscouse compreender como as ações do Projeto Escultura Pública manifestaram-se no intuito de produzir um tipo de arte pública que contraria-se a lógica dos monumentos públicos, pautando por práticas influenciadas pela arte contemporânea, interagindo com a história do urbanismo curitibano de forma crítica. Acredita-se que essa pesquisa traz importantes contribuições para entender o contexto cultural de Curitiba do tempo estudado, bem como alimenta o repertório acerca dos acontecimentos da arte pública contemporânea brasileira.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work started from the desire to explore the universe of public art and its particularities, seeking to understand how this artistic practice produces specific relationships with the shared space of a city and how the latter is transformed (or not) to receive it. Understanding the extent of these issues and the need to delimit, in a temporal context, a research topic that would allow a dedicated analysis, the Public Sculpture Project, an art event held in 1992, in Curitiba, was taken as an object of study. The historical context encompassing this theme also had a great influence on its choice: it was the third decade of a series of interconnected urban transformations, influencing its demographic growth, political actors, environmental and social policy, with notorious effects in its urban landscape. Thus, the research seeks to understand how the Public Sculpture Project interacts with this official production of the city's image and with its history of urban development. The primary objective of this research is to understand what type of public art was produced and the influences that contributed to the event's realization, as well as how these actions contradict (or not) a monumental aesthetic and a hegemonic view of the city formed by official propaganda. The research seeks to unravel, analyze and contextualize the actions of the Public Sculpture Project and its impact on the scope of spatial, social and political organization of the city of Curitiba with a focus on the historical effects and interactions that each artistic project has generated within its installation space. It is also important to point out that this event had strong relations with the first gallery dedicated to contemporary art in Curitiba, which had opened doors nearly a year before. For the theoretical framework, it was important to work with concepts such as the production of space, by Henri Lefebvre; site-specific, by Miwon Kwon; public art for Vera Pallamin and Nelson Brissac Peixoto; and public space for Rosalyn Deutsche. The contributions from Fernanda E. S. García and Dennison de Oliveira about the historical and political context of Curitiba are also very relevant. As part of the methodological operations, research was carried out in public and private collections - especially the Public Library of Paraná and the Museum of Contemporary Art of Paraná -, in the search for documents and historical information, such as articles published in newspapers in circulation at the time - Gazeta do Povo and Estado do Paraná are the most important -, in addition to official documents of the Project. Even more important were the interviews carried out to create oral sources, with individuals directly involved with the Public Sculpture Project. The findings were placed in dialogue with the literature, articulating knowledge while analyzing factual information. We seek to understand how the actions of the Public Sculpture Project manifested themselves differently from monumental arts while guided by practices influenced by contemporary art and interacting with the history of urbanism in Curitiba in a critical way. We believe that this research brings important contributions to understand the cultural context of Curitiba at the time, and feeds the repertoire about the events of Brazilian contemporary public art.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArte públicapt_BR
dc.subjectEspaços públicospt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEscultura - Paranápt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleA cidade é feita de conflitos e vontades : o projeto escultura pública - Curitiba, 1992pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples