Espectrologia infamiliar
Resumo
Resumo: Este escrito procura desdobrar a palavra-conceito "infamiliar (Unheimliche)" sobre as várias regiões (tópos) nas quais habita. Percorrendo uma análise mais próxima ao termo e à teoria psicanalítica que lhe rendeu pós-vida no início do século XX, a nossa dissertação visa então instrumentos por meio dos quais orientar-se nas regiões infamiliares que se desvelam a partir das problemáticas suscitadas pela análise do termo. Levamos a cabo, com o sentimento de infamiliaridade como bussola cosmológica, uma investigação acerca das críticas do esclarecimento desferidas contra a literatura gótica. Através de certos traços desenvolvidos pela espectrologia do filósofo Fabian Ludueña Romanidni, lado a lado com a cosmologia desenvolvida por H.P. Lovecraft, visamos desvelar certos arcana imperii por meio dos quais a política ocidental buscou apossar-se das forças que habitam o espaço onírico da infamiliaridade. Passamos então a uma análise da sobrevivência do sentimento de infamiliaridade nas manifestações do pensamento simbólico tal qual concebido por Aby Warburg. Concluindo com o pesadelo como forma ulterior do sentimento de infamiliaridade. Abstract: This essay seeks to unfold the concept-word uncanny (Unheimliche) throughout the different regions (tópos) in which it inhabits. Starting with an analysis of the term such as it has been brought about by the psychoanalytic theory, which enabled its survival at the beginning of the 20th century, the present text then aims to develop instruments that allow the orientation of our imagination in the uncanny regions that are unveiled throughout our analysis of the term. Using the sense of uncanniness as a cosmological compass, we investigate the critiques raised by the enlightenment against the Gothic literature. Through certain concepts developed in the spectrology of the philosopher Fabian Ludueña Romanidni, side by side with the cosmology developed by H.P. Lovecraft, we aim to unveil certain arcana imperii used by Western politics as a means of taking possession of the forces that inhabit the oneiric space of the uncanny. We then proceed to an analysis of the survival of the feeling of uncanniness in the symbolic thought conceived by Aby Warburg's research. We conclude our dissertation placing nightmares as the ulterior form of the feeling of uncanniness.
Collections
- Dissertações [165]