Entre a conservação e o consumo : a construção dos discursos museológicos
Resumo
Resumo : Repensando o campo museológico, pretende-se abrir novos caminhos para a comunicação. A partir de um panorama comunicacional, com foco nas necessidades e desafios que a atualidade propõe, este estudo procura demonstrar que a comunicação é essencial às instituições, percorrendo a nova definição de "museu" proposta em 2022 pelo International Council of Museums e relacionando o discurso museológico com técnicas comunicacionais de público e gestão de valores, o branding. O referencial teórico consiste na Análise do Discurso, conforme Krieg-Planque (2018), junto a pesquisa bibliográfica que decorre de artigos e textos que apresentam uma conversa sociossemiótica em que os campos linguísticos e imagéticos dialogam, emprestando conceitos da fenomenologia, diante de Chagas (1994) e Berger e Luckmann (2004). Estabelece-se também uma relação com as entrevistas internacionais realizadas por András Szántó (2022) com diversos diretores de museus, trazendo colocações atuais e práticas sobre o tema. Constatou-se que para o desenvolvimento e sobrevivência dos museus no século XXI, é preciso revisar a comunicação com o público a partir de investimentos na área, promovendo a reconstrução do imagético dessas instituições voltada para uma experiência cada vez mais democrática
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