Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCoutinho, Juliana Fausto de Souza, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherTidre, Polyana Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.creatorLima, Caio Taner dept_BR
dc.date.accessioned2023-07-20T13:02:39Z
dc.date.available2023-07-20T13:02:39Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83479
dc.descriptionOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Juliana Fausto de Souza Coutinhopt_BR
dc.descriptionProf(a). Dra(a). Polyana Cristina Tidrept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 31/03/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 100-104pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho busca compreender como a binariedade, homem e mulher, se inscreve na sociedade para controle sociopolítico. Para tanto, essa dissertação está dividida em três partes. A primeira busca analisar os conceitos de sujeito, sexo, gênero, sexualidade e corpo para Judith Butler, a fim de entender a tríade de sexo/gênero e (hetero)sexualidade, a qual mantem a norma binária. Em seguida, observaremos, pontualmente, a questão da cisgeneridade frente à transgeneridade. O segundo momento, discorre sobre a relação entre capitalismo, colonização e gênero, trazendo para a discussão a acentuação da binariedade de sexo/gênero na "transição" para o capitalismo, a partir de uma nova divisão sexual do trabalho e do domínio público do corpo da mulher, como "posse" do Estado e dos homens, com o ápice na caça às bruxas, com Silvia Federici; a colonialidade de gênero e seu efeito sobre os sujeitos, com Maria Lugones; e a colonização do povo Iorubá que transformou suas formas de organização e classificação de senioridade (relativa, relacional) para as de sexo/gênero binário (fixa, essencial). Dedicamos o último capítulo para uma breve análise acerca do reconhecimento para Vladimir Safatle, um reconhecimento antipredicativo frente às identidades estáticas. Mas não são todos as "pessoas" que são reconhecidas como tais, assim, retomamos Butler para pensar que vida é reconhecível enquanto vida e passível à luto. Esse luto que nos une e pressupõe uma relação do "eu" com "nós". Esse nós que nos permite pensar os "modos de ser despossuídos" e, assim, compreender a despossessão de si. Por fim, traçamos como saída às identidades estáticas, a política das alianças e a desobediência ao sexo/gênero.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work seeks to understand how the binary, man and woman, is inscribed in society for sociopolitical control. Therefore, this dissertation is divided into three parts. The first seeks to analyze the concepts of subject, sex, gender, sexuality and body for Judith Butler, in order to understand the triad of sex/gender and (hetero)sexuality, which maintains the binary norm. Next, we will observe, punctually, the issue of cisgender versus transgender. The second moment discusses the relationship between capitalism, colonization and gender, bringing to the discussion the accentuation of the sex/gender binarity in the "transition" to capitalism, based on a new sexual division of labor and the public domain of the body of women as a "possession" of the State and men, with the pinnacle of witch hunting, with Silvia Federici; gender coloniality and its effect on subjects, with Maria Lugones; and the colonization of the Yoruba people, which transformed their forms of organization and classification from seniority (relative, relational) to gender/binary (fixed, essential). We dedicate the last chapter to a brief analysis about recognition for Vladimir Safatle, an antipredicative recognition against static identities. But not all "people" are recognized as such, so we return to Butler to think about what kind of life is recognizable as life and subject to mourning. This grief that unites us and presupposes a relationship of the "I" with "us". This "us" that allows us to think about the "ways of being dispossessed" and, thus, understand the dispossession of oneself. Finally, we draw as a way out of static identities, the policy of alliances and disobedience to sex/gender.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectCapitalismo - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleA binariedade de gênero como controle sociopolíticopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples