Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuérios, Ettiène Cordeiro, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.creatorSilvino, Vilmarapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-27T14:13:36Z
dc.date.available2023-06-27T14:13:36Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83141
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ettiène Cordeiro Guériospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 28/02/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa visa investigar a possibilidade de criação de um aplicativo digital com a finalidade de promover o ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental I por meio de atividades práticas transdisciplinares e criativas. Com base nesse objetivo, foi desenvolvido o aplicativo denominado Proconexão, cujo nome sugere a ideia de conexão entre os conhecimentos curriculares e aqueles que os transcendem, a partir de provocações realizadas pelos professores. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, exploratória e aplicada, com ênfase em teóricos renomados, tais como Paulo Freire, José Moran, Edgar Morin, Marilza Suanno, Maria Cândida Moraes e Basarab Nicolescu. A pesquisa discute a relevância do pensamento complexo no processo de ensino e aprendizagem e suas possíveis contribuições no espaço escolar diante das incertezas na educação. Além disso, discute-se a flexibilidade na prática transdisciplinar como forma de enfrentar as mudanças na educação presencial, bem como o papel da tecnologia e da criatividade como instrumentos de novas aprendizagens. O estudo apresenta diretrizes teóricas para a criação do aplicativo, assim como aproximações possíveis com as competências e habilidades indicadas na Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, são apresentadas diretrizes metodológicas para a utilização do aplicativo com o objetivo de alcançar o objetivo geral da pesquisa, que é criar e construir um aplicativo digital que possibilite o desenvolvimento de práticas transdisciplinares e criativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, é apresentado um exemplo hipotético para análise da viabilidade de utilização do aplicativo na prática pedagógica dos professores. Espera-se que o Proconexão contribua para a realização de práticas transdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental, modificando a ação pedagógica dos professores e contribuindo para a formação de novas aprendizagens.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research aims to investigate the possibility of creating a digital application with the purpose of promoting the teaching and learning of the curricular contents of the early years of Elementary Education through practical, transdisciplinary, and creative activities. Based on this objective, the Proconexão application was developed, whose name suggests the idea of connection between curricular knowledge and those that transcend them, through provocations made by teachers. To achieve this objective, a qualitative, exploratory, and applied approach was adopted, emphasizing renowned theorists such as Paulo Freire, José Moran, Edgar Morin, Marilza Suanno, Maria Cândida Moraes, and Basarab Nicolescu. The research discusses the relevance of complex thinking in the teaching and learning process and its possible contributions in the school space in the face of uncertainties in education. Additionally, the flexibility in transdisciplinary practice is discussed as a way to face changes in in-person education, as well as the role of technology and creativity as instruments for new learning. The study presents theoretical guidelines for creating the application, as well as possible approximations with the competencies and skills indicated in the National Common Curricular Base for the early years of Elementary Education. Additionally, methodological guidelines are presented for using the application with the aim of achieving the general objective of the research, which is to create and build a digital application that enables the development of transdisciplinary and creative practices in the early years of Elementary Education. Finally, a hypothetical example is presented for analyzing the feasibility of using the application in the pedagogical practice of teachers. It is expected that Proconexão will contribute to the realization of transdisciplinary practices in the early years of Elementary Education, modifying the pedagogical action of teachers and contributing to the formation of new learning.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples