Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorTamashiro, Guilhermept_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T19:09:03Z
dc.date.available2023-05-30T19:09:03Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82879
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Marynelma Camargo Garanhanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 31/03/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 97-101pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa trata de uma investigação interpretativa, realizada com 11 crianças entre 5 e 7 anos de idade, nas aulas de iniciação esportiva de um colégio particular de Curitiba/Paraná e teve como objetivo compreender como o brincar se apresenta em experiências de iniciação esportiva da escola de crianças pequenas. Para isto, utilizou-se como referencial teórico, sobre o esporte na educação da criança, os seguintes autores da Educação Física: Tarcísio Mauro Vago, Alcides Scaglia, João Batista Freire e Wilton Santana. E sobre estudos da criança: Marynelma Camargo Garanhani, Viviane Alessi, Nélio Spréa, Anete Abramowicz, Ângela Coutinho, Soraia Chung Saura e Manuel Jacinto Sarmento. O instrumento/procedimento metodológico utilizado foi a roda de conversa. Deste modo, a análise dos dados foi realizada pela Análise Temática, pelos temas: 1. A polissemia do esporte na infância, 2. Eixos que estruturam o brincar da criança na iniciação esportiva e 3. Brincar para aprender esporte. A pesquisa conclui que o esporte se apresenta, para as crianças, como um conceito polissêmico e elas o compreendem como brincadeira, jogo ou treino, conforme suas experiências e o contexto que estão inseridas. Para as crianças a iniciação esportiva é lúdica e permite fantasiar o real pela imaginação. Aprendem por meio da reiteração e na interatividade entre pares, interpretação dada as falas das crianças com base nos eixos que estruturam as Culturas Infantis, provenientes de estudos da Sociologia da Infância. Por conseguinte, a pesquisa concluiu que a iniciação esportiva poderá se constituir uma prática da escola quando vivenciada pelo brincar. E as narrativas das crianças, sobre suas vivências na iniciação esportiva da escola, as configuram como experiências de aprendizagens do esporte.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: His research it's an interpretative investigation, carried out with 11 children between 5 and 7 years of age, in sports initiation classes at a private school in Curitiba/Paraná, and aimed to understand how playing is presented in sports initiation experiences of the children's school. For this, the following authors of Physical Education were used as a theoretical reference on sports in children's education: Tarcísio Mauro Vago, Alcides Scaglia, João Batista Freire and Wilton Santana. And on child studies: Marynelma Camargo Garanhani, Viviane Alessi, Nélio Spréa, Anete Abramowicz, Ângela Coutinho, Soraia Chung Saura and Manuel Jacinto Sarmento. The instrument/methodological procedure used was the conversation wheel. Thus, data analysis was carried out by Thematic Analysis, by the themes: 1. The polysemy of sport in childhood, 2. Axes that structure the child's playing in sports initiation and 3. Play to learn sport. The research concludes that sport is presented to children as a polysemic concept and they understand it as a game, playing or training, according to their experiences and the context in which they are inserted. For children, sports initiation is playful and allows them to fantasize about reality through imagination. They learn through reiteration and interactivity between peers, interpretation given to the children's statements based on the axes that structure Children's Cultures, derived from studies of Sociology of Childhood. Therefore, the research concluded that sports initiation may be a school practice when experienced through play. And the children's narratives about their experiences in sports initiation at school configure them as sports learning experiences.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEsportes para criançaspt_BR
dc.subjectEsportes - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolas - Exercicios e jogospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO brincar em experiências de iniciação esportiva da escola : um estudo com crianças pequenaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples