Ecofeminismo e educação para o desenvolvimento sustentável : promovendo valores à luz da teoria das representações sociais
Resumo
Resumo: Os conteúdos ligados à Educação Ambiental podem ser explorados com riqueza quando articulados a problemáticas sociais, como a discussão de gênero. Por isso, trabalhar o ecofeminismo e a educação para o desenvolvimento sustentável à luz das representações sociais, por meio de estratégias lúdicas, pode contribuir significativamente para a promoção de valores e competências de ação no processo de ensino e aprendizagem em ciências naturais. Partindo disso, a questão de investigação deste estudo concentrou-se em: quais as percepções das representações sociais dos estudantes sobre um jogo didático envolvendo as contribuições do ecofeminismo e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) durante as aulas de Ciências? Logo, o objetivo desta dissertação esteve imbricado em investigar as competências de ação promovidas por um jogo didático agigantado sobre a Educação Ambiental e mulheres ecofeministas à luz do ecofeminismo e da Teoria das Representações Sociais. Para tanto, foi realizada uma intervenção pedagógica com estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola pública, utilizando um jogo agigantado, partindo da concepção ecofeminista. Para a coleta de dados, foram levantadas informações antes e depois da intervenção pedagógica, por meio de questionários abertos, e estruturados em assertivas (Smiley face Likert). Posteriormente, em se tratando da análise dos dados obtidos, optou-se pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Antes da aplicação do jogo, constatouse que as respostas dos estudantes se apresentaram mais restritas e literais (termos semelhantes às perguntas conduzidas) quando comparadas ao momento pós aplicação do jogo. Neste caso, verificou-se a construção de concepções mais claras e específicas no que diz respeito aos conceitos de ecofeminismo e sustentabilidade. Para isso, os estudantes abordaram ideias voltadas ao contexto de lutas e de empoderamento feminino, além de evocar as múltiplas dimensões do desenvolvimento sustentável. Em relação às competências de ação desenvolvidas, constataram-se, nas falas dos estudantes, os ODS 6, 12, 13, 14 e 15, discutidos durante a aplicação do jogo. Com efeito, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para ampliar o conhecimento no campo da Educação Ambiental, especialmente em se tratando do Ecofeminismo e da Sustentabilidade, bem como inspirar outros professores a utilizarem jogos, como o desenvolvido neste estudo, para potencializar discussões essenciais como estas. Abstract: The contents related to Environmental Education can be richly explored when articulated to social problems, such as the discussion around gender. Therefore, working with ecofeminism and education for sustainable development in the light of social representations, through playful strategies, can significantly contribute to the promotion of values and action competences in the teaching and learning process in natural sciences. Based on this, the research question of this study focused on: what are the perceptions of students' social representations about a didactic game involving the contributions of ecofeminism and the Sustainable Development Goals (SDGs) during Science classes? Therefore, the objective of this dissertation was intertwined with investigating the action competences promoted by a gigantic didactic game about Environmental Education and ecofeminist women in the light of ecofeminism and the Theory of Social Representations. To this end, a pedagogical intervention was carried out with elementary school students from a public school, using a gigantic game, based on the ecofeminist conception. For data collection, information was collected before and after the pedagogical intervention, through open questionnaires, and structured assertions (Smiley face Likert). Subsequently, when it comes to the analysis of the data obtained, we opted for the Content Analysis proposed by Bardin. Before applying the game, it was found that the students' responses were more restricted and literal (similar terms to the questions asked) when compared to the moment after applying the game. In this case, there was the construction of clearer and more specific conceptions with regard to the concepts of ecofeminism and sustainability. For this, the students addressed ideas related to the context of struggles and female empowerment, in addition to evoking the multiple dimensions of sustainable development. Regarding the developed action competences, it was found, in the students' speeches, SDG 6, 12, 13, 14 and 15, discussed during the application of the game. Indeed, it is expected that this research can contribute to expanding knowledge in the field of Environmental Education, especially when dealing with Ecofeminism and Sustainability, as well as inspiring other teachers to use games, such as the one developed in this study, to enhance essential discussions like this.
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