O futuro de uma desilusão
Resumo
Resumo: Este trabalho aborda a relação entre psicanálise, modernidade e ciência a partir do pensamento de Jacques Lacan. Procuramos demonstrar o modo pelo qual o psicanalista francês caracteriza a psicanálise como um saber cujo advento possui intrínseca relação com o advento da ciência moderna, oferecendo uma proposta ética aos impasses de uma cultura organizada pelo saber científico. Para tanto, investigamos os pressupostos epistemológicos que sustentam a perspectiva lacaniana sobre a ciência moderna a partir de autores como Bachelard e Koyré, e, em seguida, abordamos a leitura de Lacan sobre o nascimento da Modernidade enquanto consequência do corte histórico operado pelo advento desta ciência - o corte que disjuntou saber e verdade. Uma vez caracterizado este contexto, tentamos compreender de que modo a psicanálise se relaciona com o mesmo, a partir de duas questões norteadoras: (1) o que leva Lacan a afirmar que a psicanálise não poderia advir em outro contexto histórico? e (2) o que a psicanálise teria a oferecer ao horizonte de nossa época? Encontramos no conceito de "sujeito suposto saber" um fio condutor para percorrermos estas questões, razão pela qual a última parte deste trabalho se esforça por apresentar diferentes aspectos deste conceito. Abstract: This article addresses the relationship between psychoanalysis, modernity, and science, based on the thought of Jacques Lacan. We tried to demonstrate the way in which the French psychoanalyst characterizes psychoanalysis as a knowledge whose advent is intrinsically related to the advent of modern science, offering an ethical proposal to the impasses of a culture organized by scientific knowledge. For that, we investigate the epistemological assumptions that support the Lacanian perspective on modern science based on authors such as Bachelard and Koyré, and then discuss Lacan's reading of the birth of Modernity as a consequence of the historical cut operated by the advent of this science - the cut that disjoined knowledge and truth. Once this context is characterized, we tried to understand how psychoanalysis relates to it, based on two guiding questions: (1) what leads Lacan to state that psychoanalysis could not come about in another historical context? and (2) what does psychoanalysis have to offer to the horizon of our time? We find in the concept of "subject supposed to know" a common thread to go through these questions, reason why the last part of this paper strives to present different aspects of this concept.
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- Dissertações [165]