Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMassukado-Nakatani, Marcia Shizue, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.creatorMoscardi, Eduardo Henriquept_BR
dc.date.accessioned2023-06-27T16:57:43Z
dc.date.available2023-06-27T16:57:43Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81334
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Marcia Shizue Massukado Nakatanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 22/11/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 111-119pt_BR
dc.description.abstractResumo: O turismo é fenômeno internacionalizado e dependente de ambientes políticos, econômicos e tecnológicos mais amplos das sociedades em que ocorre. Além das contribuições tecnológicas do século XX, a atividade turística se beneficiou também do ambiente de paz e colaboração político-cultural após a Segunda Guerra Mundial para sua expansão a evento globalizado, evidenciando uma aproximação entre turismo internacional e geopolítica. Por sua vez, o desenvolvimento das tecnologias da informação nesse período multiplicou as fontes de informações, intensificando a disputa entre emissores por atenção e credibilidade. Isso trouxe consequências: ao turismo, por características inerentes à atividade, como sua intangibilidade, que atribui relevante papel à mediação de informações para geração de fluxos de visitantes; e à geopolítica, onde a abundância de informações facilitou a participação da opinião pública nos debates internacionais, fazendo com que países passassem a tentar gerenciar o ambiente internacional de forma mais ativa com atividades de diplomacia pública para manutenção de poder brando - trazendo aspectos econômicos, políticos e culturais para sua projeção internacional. Em nossa investigação, nos questionamos se há uma aproximação entre a promoção turística internacional realizada pela Embratur e a política externa do Itamaraty para a projeção internacional do Brasil. Buscando elucidar esse problema de pesquisa, nosso objetivo geral foi analisar as redes de relações turísticas e comerciais internacionais do Brasil e os relatórios de gestão das organizações brasileiras de promoção turística internacional e política externa. Para isso, estabelecemos os objetivos específicos: A) descrever as organizações de promoção turística internacional e de política externa do Brasil e suas respectivas atuações; B) identificar as redes de relações mantidas pela Embratur e pelo Itamaraty com outras organizações; e C) identificar as redes de relações mantidas pelo Brasil com outros países por meio de turismo receptivo internacional e de exportações de bens. Dados secundários qualitativos de relatórios de gestão e de caráter quantitativo sobre visitantes e exportações foram utilizados junto à social network analysis para identificar aproximações entre a promoção turística internacional e a política externa brasileira. Os resultados reiteraram a influência de aspectos políticos internos para a projeção internacional brasileira, com as redes de relações evidenciando a importância turística e comercial das Américas e da Europa ocidental para o Brasil. O emparelhamento dos dados de diferentes fontes junto à literatura revisada mostrou a influência da vinculação do turismo à indústria e à geração de empregos, trazendo um marcado viés mercadológico às estratégias promocionais da desenvolvidas pela Embratur. Por sua vez, as atividades do Itamaraty, dando destaque a aspectos políticos e culturais das relações internacionais brasileiras, apresentam interseções com o que consideramos aspectos geopolíticos do turismo internacional. Nesse sentido, nossos resultados indicam que há potencial para maior convergência de ações entre os dois órgãos e suas estratégias, somando a projeção internacional geopolítica desenvolvida pelo Itamaraty para gerar novos fluxos de visitantes ao benefício sociocultural e econômico que pode ter o turismo para as relações brasileiras com outros países.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Tourism is an internationalized phenomenon that depends on the broader political, economic and technological environments of societies in which it occurs. In addition to the technological contributions of the 20th century, tourism also benefited from the post-Second World War environment of peace and political and cultural collaboration for its expansion into a globalized activity, highlighting an approximation between international tourism and geopolitics. In turn, the development of information technologies in this period multiplied sources of information, intensifying the dispute between senders for attention and credibility. This had consequences: for tourism, due to characteristics inherent to the activity, such as its intangibility, which assigns a relevant role to the mediation of information to generate visitor flows; and for geopolitics, where the abundance of information facilitated the participation of public opinion in international debates, causing countries to start trying to manage the international environment more actively with public diplomacy to maintain soft power - using economic, political, and cultural characteristics for their international projection. In our research, we questioned whether there is an approximation between the international tourist promotion carried out by Embratur and the foreign policy from the Brazilian Ministry of Foreign Policy for the international projection of Brazil. Seeking an answer to this question, our main goal was to analyze Brazil's networks of international tourist arrivals and commercial relations, as well as management reports of the Brazilian organizations responsible for the country's international tourism promotion and foreign policy. We then established specific goals: A) to describe the organizations of international tourism promotion and foreign policy in Brazil and their respective activities; B) to identify the networks maintained by Embratur and Itamaraty with other organizations; and C) to identify the networks maintained by Brazil with other countries through international inbound tourism and exports of goods. Secondary qualitative data from management reports and quantitative data on visitors and exports were used along with social network analysis to identify approximations between international tourism promotion and Brazilian foreign policy. The results reiterated the influence of internal political aspects on Brazilian international projection, with networks showing the tourist and commercial importance of the Americas and Western Europe for Brazil. The pairing of data from different sources with the reviewed literature showed the influence of how tourism has been linked to the industry and creating jobs in the country, bringing a clear sales and marketing bias to the promotional strategies developed by Embratur. In turn, Itamaraty's activities, highlighting political and cultural aspects of Brazilian international relations, intersect with what we consider geopolitical aspects of international tourism. Our results indicate that there is potential for greater convergence of actions between the two organizations and their strategies, using both the international geopolitical projection developed by Itamaraty to generate new flows of visitors and the sociocultural and economic benefit of tourism for Brazilian relations with other countries.pt_BR
dc.description.abstractResumen: El turismo es un fenómeno internacionalizado dependente de los entornos políticos, económicos y tecnológicos de las sociedades en las que se produce. Además de las aportaciones tecnológicas del siglo XX, el turismo también se benefició del entorno de paz y colaboración política y cultural posterior a la Segunda Guerra Mundial para expandirse hacia una actividad globalizada, destacando una aproximación entre el turismo internacional y la geopolítica. A su vez, el desarrollo de tecnologías de la información en este período multiplicó las fuentes de información, intensificando la disputa entre remitentes por atención y credibilidad. Esto tuvo consecuencias: para el turismo, por características inherentes a la actividad, como su intangibilidad, que asigna un papel relevante a la mediación de información para generar flujos de visitantes; y para la geopolítica, donde la abundancia de información facilitó la participación de la opinión pública en los debates internacionales, lo que provocó que los países comenzaran a tratar de gestionar el entorno internacional de manera más activa, utilizando diplomacia pública para mantener poder blando, utilizando características económicas, políticas y culturales para proyectarse internacionalmente. En nuestra investigación, cuestionamos si existe una aproximación entre la promoción turística internacional realizada por Embratur y la política exterior del Itamaraty para la proyección internacional de Brasil. Buscando responder a esta pregunta, nuestro objetivo fue analizar las redes de llegadas de turistas internacionales y las relaciones comerciales de Brasil, así como los informes de gestión de las organizaciones brasileñas responsables de la promoción del turismo internacional y la política exterior del país. Establecimos los objetivos específicos: A) describir las organizaciones brasileñas de promoción del turismo internacional y de política exterior y sus respectivas actividades; B) identificar las redes mantenidas por Embratur e Itamaraty con otras organizaciones; y C) identificar las redes mantenidas por Brasil con otros países a través del turismo receptivo internacional y exportaciones de bienes. Se utilizaron datos cualitativos secundarios de informes de gestión y datos cuantitativos sobre visitantes y exportaciones junto con análisis de redes sociales para identificar aproximaciones entre la promoción del turismo internacional y la política exterior brasileña. Los resultados reiteraron la influencia de los aspectos políticos internos en la proyección internacional de Brasil, con redes que muestran la importancia turística y comercial de las Américas y Europa Occidental para el país. Comparación de datos de diferentes fuentes con la literatura revisada mostró la influencia de cómo el turismo se ha relacionado con la industria y la creación de empleo en el país, trayendo un claro sesgo de ventas a las estrategias de promoción desarrolladas por Embratur. A su vez, las actividades de Itamaraty, destacando aspectos políticos y culturales de las relaciones internacionales brasileñas, corresponden a lo que consideramos aspectos geopolíticos del turismo internacional. Nuestros resultados indican que existe potencial para una mayor convergencia de acciones entre las dos organizaciones y sus estrategias, utilizando tanto la proyección geopolítica internacional desarrollada por Itamaraty para generar nuevos flujos de visitantes como el beneficio sociocultural y económico del turismo para las relaciones brasileñas con otros países.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTurismo e Estadopt_BR
dc.subjectTurismo - Planejamentopt_BR
dc.subjectIndústria do lazerpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titlePromoção turística e projeção internacional do Brasil : uma análise de redes organizacionais, turísticas e comerciais brasileiraspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples