Novo ensino fundamental de 9 anos e as alterações provocadas no espaço escolar
Resumo
Resumo : Este trabalho teve por objetivo identificar características da realidade e da cultura escolar do ensino fundamental, detectando inovações e permanências posteriores à implementação da Lei no 11.274/06, que prevê a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, estudando como a cultura escolar e também a realidade dentro de sala de aula foram ou não alteradas. Com essa Lei, adiantou-se a matrícula de alunos do primeiro ano do ensino fundamental: antes, entravam na escola com 7 anos, e, após a lei, passaram a ser matriculados com 6 anos. Foram desenvolvidas leituras e sínteses textuais, com o objetivo de aprofundar o referencial teórico que fundamenta a pesquisa, abrangendo o estudo de artigos, teses e dissertações envolvendo os conceitos de cultura escolar e habitus. Também foi realizada entrevista com professoras que se encontravam atuantes durante o período de implementação dessa nova realidade no cotidiano escolar. A análise dos dados revela o que essa Lei representa, como foi a sua efetiva aplicação e de que maneira a cultura escolar a absorveu. Após o estudo aqui explicitado, ficou clara a distância que existe entre o que preconiza a legislação em si, a teoria que a justifica e a prática educacional a ela relacionada. Abstract : The following work aimed to identify characteristics of school culture in elementary school, detecting changes subsequent to the implementation of Law no 11.274/06, which provides for the expansion of elementary school from eight to nine years. This law effectively advanced the age of first year elementary school students from 7 years to 6 years-old. Textual summaries were read and developed with the aim of deepening the theoretical framework underlying the research, which included articles, theses, and dissertations involving the concepts of "habitus" and school culture. Also, interviews with teachers who were active during the implementation of this new law were conducted. Data analyses revealed that this law is, how is its effective implementation and how the school culture is absorbed. These analyses showed a clear gap between the changes predicted by the legislation and actual educational practice.
Collections
- Pedagogia [438]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python
Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13) -
Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine matemática e programação com o Blockly, a linguagem de blocos do Google
Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13) -
Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau
Sowek, Osvaldo (1987)Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...